A rede Hotéis Deville, que tem realizado diversas mudanças em suas equipes, anunciou mais uma movimentação, dessa vez na cozinha de duas unidades. Após cinco anos à frente da cozinha do Deville Prime Campo Grande, o chef Alex Fiuza retorna à capital gaúcha para exercer a função no Deville Prime Porto Alegre. O Deville Prime Cuiabá, por sua vez, anunciou a contratação do chef Itamar Albuquerque.

Fiuza possui uma longa história nos Hotéis Deville, iniciando seu trabalho na rede como copeiro poucos dias antes da abertura da unidade de Porto Alegre, e sem conhecer a operação de um hotel.

“Foi um início muito difícil, não sabia nada do funcionamento de uma cozinha de hotel. Porém, antes de dois anos de trabalho na unidade, eu já havia recebido a primeira promoção como cozinheiro II. Daí em diante, percebi que o Deville era um lugar onde poderia fazer uma carreira”, relembra.

As promoções foram ocorrendo e, com 10 anos de cozinha, Fiuza assumiu como chef executivo. Desde 2016, atuava na unidade de Campo Grande.

“Foi uma grande experiência ter trabalhado no hotel que está entre os melhores do Brasil e onde o diferencial é sempre a segurança e o bem estar do hóspede. É uma satisfação enorme retornar para onde tudo começou na minha carreira e ainda encontrar alguns colaboradores da época”, acrescenta.

Entre os desafios para o trabalho na capital gaúcha, ele aponta a busca da padronização e a criação de uma identidade gastronômica como dois dos maiores. Em breve, serão reformulados os cardápios do restaurante, bar, room service e eventos. Os hóspedes poderão, ainda, desfrutar de duas receitas que o chef aprendeu em Campo Grande: a chipa e a sopa paraguaia.

Albuquerque, por sua vez, chega a Cuiabá e fala dos desafios do novo cargo. “Entre os desafios, está demonstrar conhecimento para os colaboradores, fazendo com que eles entendam a minha filosofia de trabalho e buscando um ambiente com muita produtividade dentro das normas e processos já estabelecidos pela rede”, afirma.

Para a unidade, o chef traz opções como o Tornedor ao molho de figo turco guarnecido com risoto de brie e crocante de parma que, inclusive, é um dos pratos do jantar de Natal no Deville Prime Cuiabá.

Deville: os profissionais

Fiuza é estudante de Administração de Empresas na Estácio e estudou Gastronomia na Unisinos, além de possuir diversos cursos na área, tanto de gestão quanto operação, sendo o mais recente na escola Laurent Suaudeau, em São Paulo. Ele atua na rede Deville desde 2001.

Albuquerque é formado em Gastronomia pela CEUNSP (Universidade Nossa Senhroa do Patrocínio) e possui diversos cursos complementares, como o de culinária japonesa, escultura em frutas e legumes, confeitaria, molhos e risotos, além de gestão. Iniciou sua carreira no Hotel Villa Rossa (SP), como copeiro e, em 14 anos, passou ocupou as funções de gard manager e primeiro cozinheiro, até chegar a chef. Atuou no Mavsa Resort (SP), Hotel Atlântico de Búzios (RJ), entre outros. Antes de assumir a cozinha do Deville Cuiabá, era chef no restaurante Casarão da XV, em Maringá (PR).

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotéis Deville