“Conhece-te a ti mesmo” é um dos aforismo gregos mais famosos. Bastante atual, mesmo nos dias de hoje, ele revela a importância do autoconhecimento. Fazendo uma analogia com o mundo do marketing, o mesmo se aplica aos negócios. Saber cada detalhe do público-alvo, por exemplo, é vital para melhor atender às demandas desse consumidor. Isso garante a aproximação e até fidelização de clientes, e a Hotéis Deville resolveu estudar a fundo sua clientela.

Com um mercado cada vez mais variado e competitivo, mais os clientes pesquisam e procuram o que mais reflete o próprio perfil. Por esse motivo, os Hotéis Deville investigam os comportamentos de seus hóspedes quanto à escolha de diferentes andares, quartos e até mesas dos restaurantes.

Traçando perfis

O Deville Prime Campo Grande revelou que o 10º andar é o mais cobiçado pelos clientes. Por que? Bem, além da vista para toda a cidade e, principalmente, do Parque das Nações Indígenas, os quartos Luxo Duplo contam com duas camas de casal, ideal para famílias de até quatro pessoas. No restaurante, clientes quase sempre optam pela mesa que fica mais próxima das vidraças, que garante uma visão privilegiada do bosque.

No caso do Deville Prime Porto Alegre, que recentemente passou por uma mudança na coordenação de vendas do empreendimento, os hóspedes preferem o quinto andar, que é um dos mais altos sem carpete. No restaurante Ventanas, os clientes também optam pela vista.

Entretanto, muitas dessas preferências podem mudar conforme o perfil dos clientes se altera. Um exemplo é visto no Curitiba Batel, que sempre contou com maioria de hóspedes corporativos antes da pandemia, mas que passou a perceber maior preferência por quartos maiores e mais equipados, adaptados para receber famílias com tempo de estada mais extenso. O mesmo pode ser observado no restaurante Alecrim, que a prioridade passou de mesas individuais e de duas pessoas para de quatro clientes. Além disso, as mais ocupadas não têm relação com a vista, mas com a proximidade do buffet.

Para além do turismo

Por conta do fácil acesso ao aeroporto de Guarulhos (SP), o Marriott São Paulo Airport – também gerenciado pela Deville – tem o quarto andar do empreendimento como o mais ocupado. A explicação é simples: é o piso escolhido pelas tripulações aéreas que se hospedam em massa no hotel. Já no restaurante, que também vê preferência pela vista, a equipe dos garçons deu até nome para setores do salão mais escolhidos por clientes.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotéis Deville