Após medidas de flexibilização tomadas nos últimos meses de 2020, um em cada três destinos turísticos em nível mundial ainda estão fechados para visitantes internacionais neste ano. De acordo com a OMT (Organização Mundial de Turismo), uma das principais razões para isso acontecer é o surgimento de novas variantes da Covid-19. Em sua maioria, Ásia e Europa são os continentes mais prejudicados com esse atraso, tendo em vista que uma abertura já era ensaiada por autoridades locais. As informações foram divulgadas pelo G1.

Segundo dados da entidade, 69 dos 217 destinos incluídos permaneciam fechados no início de fevereiro do ano passado. Isso representa 32% do total, sendo 30 na Ásia e Pacífico, 15 na Europa e 11 na África. Ainda em maio, a parcela de ambientes fechados subiu para 75%, alcançando seu pico e, em novembro, caindo para 27%.

Destinos turísticos: impacto

No relatório publicado, a organização registrou o que foi chamado de “tendência em aplicar as restrições de viagem com uma abordagem mais matizada e com base em dados empíricos e nos riscos”. A tradução disso é que, atualmente, 32% dos destinos turísticos mundialmente listados pede um teste PCR como requisito principal na chegada ao país. A quarentena também pode ser solicitada pelas nações.

Ao todo, no último ano, o índice de queda quanto as chegadas de turistas internacionais chegou a 74%. Em números absolutos, isso representa um bilhão de chegadas, além de economicamente, o setor turístico ter perdido, aproximadamente, US$ 1,3 trilhão neste período.

Por fim, a OMT pontuou que “a persistente gravidade da situação epidemiológica levaram os governos a adotar uma abordagem mais cautelosa”.

(*) Crédito da foto: Griselda Servin/Unsplash