Os tempos de crise pedem por atualizações e renovações constantes. O ritmo de mudança interfere desde detalhes como alterar móveis de lugar até repaginar um lobby por completo. Em ambos os casos, entender de design e conhecer tendências é um grande diferencial.

Com a importância disso, a reportagem do Hotelier News traz 20 tendências para design hoteleiro. Estar atento as novidades no mercado, até se espelhando em concorrentes, pode ser o caminho que seu hotel está procurando para inovar.

Design hoteleiro: dicas

1. Design Flexível

Os designs incluirão mais flexibilidade, bem como layouts e visuais personalizados. Laura Connor, designer de interiores sênior DO Boston Trade Interior Solutions, diz que os hóspedes não querem espaços pré-fabricados: “Eles querem sentir que cada local tem sua própria vibração única. Ao mesmo tempo, os proprietários procuram espaços que lhes permitam criar um ambiente caloroso e acolhedor que possa ser modificado de forma rápida e eficiente.

2. Capturando o Exterior

Trazer o ar livre aumenta a diversão dos hóspedes e o bem-estar mental, afirma Lisa Simeone, diretora do KTGY + Simeone Deary Design Group. Adicionar refeições ao ar livre, áreas de treino ao ar livre e bares na cobertura ao design pode ajudar.

3. Materiais naturais

“Estamos vendo uma nova onda de design biofílico que convida os designers a criar ambientes que suscitem sentimentos de paz por meio de uma sensação calmante de conexão com o exterior”, conta Renee Hytry-Derrington, diretora de design do Formica Group.

4. Soluções criativas

“Estamos aproveitando ao máximo o clima incorporando paredes de vidro móveis, varandas amplas e planejamento de espaço inteligente”, pontua Bruce Greenfield, sócio da AO Architects.

5. Mindfulness de Materiais

Os protocolos COVID-19 exigiam novos protocolos de limpeza, o que fez com que muitos hotéis mudassem para materiais como antimicrobianos e vinil, explica Connor. “Você verá uma nova dependência de materiais que permitem maior facilidade de limpeza”, acrescentou ela.

6. Superfícies sensacionais

Arquitetos e designers estão buscando designs de superfície modernos e minimalistas que sejam duráveis, limpáveis ​​e proporcionem uma estética relaxante, fala Hytry-Derrington. “O revestimento sólido está se tornando um material popular para saguões de hotéis, banheiros e restaurantes por causa de suas qualidades contínuas, não porosas, reparáveis ​​e resistentes à água e ao fogo.”

7. Inspiração mútua

“Os designs que criamos para hotéis estão mudando para residências, os designs que criamos para casas estão mudando para restaurantes, os designs que criamos para restaurantes estão mudando para o varejo”, salienta Simeone. “É muito inspirador ver as possibilidades dessas variações híbridas interessantes sendo criadas a partir dessas mudanças.”

8. Madeiras neutras

Os visuais de madeira mais utilizáveis ​​de hoje são tons neutros com opções de tons mais claros para complementar os designs escandinavos, diz Hytry-Derrington.

9. Limpeza palpável

A limpeza continuará a reinar suprema em 2021, e os hotéis vão querer garantir que os hóspedes experimentem a limpeza inconfundível da propriedade com todos os cinco sentidos, ressalta Greenfield. “Isso inclui comunicar que a limpeza é uma prioridade em toda a propriedade.”

10. Tons mais quentes

Enquanto os tons de branco permanecerão populares para uma sensação de limpeza, Hytry-Derrington espera ver tons mais quentes entrando em ação. “Outras cores de tendência refletirão um toque de cinza que é sofisticado e relaxante.”

11. Sustentabilidade e práticas ecológicas

Os viajantes estão cada vez mais atentos ao desperdício e os consumidores procuram empresas que tenham um impacto positivo no meio ambiente. “Você verá mais foco em materiais e produtos sustentáveis ​​e reciclados, e as propriedades certificadas pelo LEED passarão para a vanguarda”, previu Connor.

12. Terrazzo

Jovens designers estão experimentando materiais recuperados, como o terraço, explica Hytry-Derrington. ”Ele fornece novas opções para a tela perfeita para criar superfícies texturais finas monocromáticas ou colagens multicoloridas divertidas para coordenar com os muitos tons em um espaço, combinando tons frios e quentes em uma única superfície.”

13. Refletindo a localização

Greenfield diz que os projetos de maior sucesso de sua empresa são uma extensão autêntica do local, da comunidade e da história do lugar onde a propriedade reside. “Os hóspedes apreciam toques especiais como arte local, tradições e comida e bebida que celebram e abraçam a singularidade do destino.”

14. Autoatendimento e tecnologias sem contato

As mudanças trazidas pelo COVID-19 aceleraram o uso de tecnologias de autoatendimento e sem toque, e Connor espera que isso continue nos próximos anos. “Vai se tornar mais comum ver espaços que incorporam coisas como check-in automático, entrada sem chave ou até mesmo entrada baseada em aplicativo para quartos e espaços compartilhados como salas de ginástica e piscinas.”

15. Vantagens do aplicativo

Aplicativos que fornecem entrada sem chave no quarto de hóspedes, controle de iluminação e televisão no quarto, pedido de serviço de quarto, tratamentos de reserva, fazer reservas e fazer check-in / check-out podem oferecer oportunidades para ícones exclusivos da marca de hotéis e continuarão a evoluir para adicionar facilidade a um experiência perfeita do hóspede, pontua Simeone.

16. Tecnologias ativadas por voz

Connor espera ver as propriedades passarem a incorporar tecnologias ativadas por voz como Amazon Alexa ou Google Home nos quartos. “Isso pode significar o fim do telefone no quarto e, ao mesmo tempo, melhorar os serviços e informações que as propriedades podem fornecer aos hóspedes”, complementa ela.

17. Espaços de Trabalho

Agora que trabalhar remotamente é padrão, Simeone espera ver “espaços mais atenciosos dentro de um quarto de hóspedes para chamadas de trabalho virtuais”. Da mesma forma, as salas de reuniões do hotel poderão hospedar reuniões híbridas (face a face e virtuais) por meio da tecnologia.

18. Fator Uau

Hoje em dia, um pequeno fator “uau” vai longe “De extensos murais e instalações de arte a shows de luzes e fontes dançantes de água, uma exibição impressionante criará um momento memorável, lançando infinitas oportunidades de fotos, hashtags e postagens de mídia social.”

19. Despertando alegria e exuberância

Projetos de hotéis que incluem alegria e diversão – na escolha de cores, planejamento de espaço, seleção de móveis e iluminação, opções de arte e acessórios – criarão itens memoráveis ​​para os hóspedes, disse Simeone.

20. Coreografando a experiência

“Preste atenção especial em coreografar a jornada do hóspede por todo o hotel para garantir que a experiência seja bem pensada e bela a cada passo”, disse Greenfield.

(*) Crédito da foto: Roberto Nickson/Unsplash