tendências do turismoSegundo Müller, a Inteligência Artificial é o primeiro passo para o futuro

 Na última Convenção Virtual ITB, Nils Müller, CEO da TrendOne, discursou sobre os oito temas primordiais para o ramo de turismo e viagem, em uma palestra online com o tema “tendências, tecnologias e desenvolvimentos você precisa conhecer e como combinar para ter sucesso no futuro”'. As transmissões acontecem ao vivo, e estão disponíveis apenas no site itb.com.

Müller abriu o discurso com "Bem-vindo a uma jornada para o futuro", introduzindo então a primeira grande tendência. Em sua concepção, a Inteligência Artificial  é o primeiro passo para o futuro: "Nos últimos dez anos, vimos um enorme progresso na IA", exemplos como a vitória da IA sob os melhores jogadores de xadrez e pôquer do mundo e a aplicação no campo no reconhecimento facial, de voz e traduções instantâneas foram utilizados para comprovar sua teoria. Alguns exemplos já vem sendo aplicados na hotelaria, desempenhando desde papéis de atendimento , reconhecimento de voz e facial.

Seguindo no ramo da tecnologia, a segunda grande tendência apontada é a  Realidade Aumentada criando novos horizontes. Müller aponta que “Locais de trabalho, conferências e reuniões virtuais são o que o futuro é. Por que devemos viajar pelo mundo inteiro quando a AR pode nos permitir trabalhar com colegas de Cingapura, Nova York e Berlim em um ambiente multiusuário.” 

No momento, a RA é exclusividade de empresas, mas o CEO acredita que nos próximos anos a ferramenta vá ser populariza, a exemplo dos  óculos Amazon Alexa. Usando um microfone integrado, a Alexa pode responder a comandos de voz através de um alto-falante dentro de um braço de óculos. “Os usuários podem obter orientação e informações no viva-voz sempre que quiserem. Ideal para viajar ”, defende.

A tendência número três, novas experiências, revolucionaria as experiências de viagem. Müller apresentou o Autonomous Hotel Suite. Sentado em um carro sem motorista, com um quarto de hotel, os hóspedes não precisariam mais procurar acomodações. Nils Müller apresentou imagens de um protótipo do Canadá para demonstrar que este não era um sonho distante. 

Partindo para o tema de consumo sustentável, a número quatro, neo sustentabilidade, representou um novo conceito de sustentabilidade. Müller explicou isso olhando para a impressão 3D. Ele mostrou um tênis de corrida Adidas personalizado com uma sola criada por uma impressora 3D. "Dessa forma, as solas dos pés podem ser adaptadas aos requisitos individuais de amortecimento de um atleta", disse Müller. "Também podemos imprimir componentes eletrônicos", acrescentou. A Universidade de Washington já havia projetado um mini drone usando impressão 3D, por exemplo. Outros exemplos incluem o CityCopter, projetado pela Airbus, e táxis voadores para transporte urbano sem engarrafamentos.

A tendência número cinco, segundo, Nils Müller, é a conectividade. “Os robôs também podem nos ajudar em nossas viagens. Eles podem carregar nossa bagagem em um hotel e fazer tarefas de recepção. ”Para ilustrar, ele apresentou seu colega Misty: "Este robô opera em nossos escritórios em Hamburgo, é extremamente fácil de programar e trabalha na recepção".

Outra tendência crescente é a desconfiança. Mas essa, seguindo em direção oposta às outras, deve ser contornada. Como exemplo, o CEO reproduziu um vídeo com um drone do tamanho de uma caixa de fósforos, controlado por IA. A única coisa que o diferenciava tecnologicamente de outros drones já existentes no mercado era um dispositivo explosivo que ele carregava. Usando o reconhecimento facial, era capaz de atingir e matar remotamente uma pessoa. "Mais e mais pessoas estão se conscientizando do impacto negativo que os drones podem ter em nossas vidas", disse Müller.

A transição de “Big Data” é a tendência número sete. Segundo Müller, os volumes de dados crescerão rapidamente na ordem de zettabytes nos próximos 10 a 15 anos. Ele previu que “para nossos filhos este será um mundo perfeitamente normal. Eles vão crescer com mini-robôs ensinando-os. "Por fim, a urbanização é uma mega tendência que apresenta novos desafios para toda a raça humana", disse ele. De acordo com uma Previsão Mundial da População da ONU, a população urbana do mundo deverá aumentar de 4,3 bilhões (2017) para 6,8 bilhões até 2050. "Isso significa que haverá outras 260 mega cidades", disse Müller, analisando possíveis cenários em o futuro.

“Todas essas megacidades serão super inteligentes. A IHS / Forbes prevê que até 2028 100 bilhões de dispositivos estarão conectados à Internet. Cada componente de segurança, dispositivo móvel, bicicleta compartilhada, simplesmente tudo será interconectado – sem nenhum hardware, porque o software assumirá formas completamente novas. ” Os drones Selfie foram um exemplo, Nils Müller apontou. Eles já estavam começando a tirar selfies no lugar de smartphones. Agora, os usuários não precisam mais segurar um dispositivo na mão.

Outras tendências do turismo

Recentemente, o 7º Fórum de Turismo de Luxo abordou o tema, debatendo o futuro da hotelaria e tendências de mercado. Além disso, um futurologista também previu as tendências de viagens para os próximos 20 anos, e a Skyscanner também divulgou um relatório sobre tendências de viagens nos EUA em 2020. No âmbito tecnológico, a CES 2020 sediou o debate de Empresas que apresentaram tendências de tecnologia.

(*) Crédito da foto: Shutterstock