Foram divulgados ontem (16) os vencedores do Desafio SP Inovação em Turismo, uma iniciativa da FIA Business School em parceria com o Walakua Innovation Hub e apoio da Setur-SP (Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo). O evento aconteceu no Palácio do Governo do Estado e premiou projetos das empresas Wine Locals – parceira da Intercity Hotels -, PayTour e Torqual, que levaram, respectivamente, primeiro, segundo e terceiro lugares, cada um recebendo R$ 5 mil.

Esta é a segunda edição do Desafio, criado com o objetivo de reconhecer iniciativas inovadoras no setor, desenvolvidas por startups, consultorias e membros da comunidade acadêmica, como professores, pesquisadores e estudantes.

“Estamos surpresos com o alto nível dos projetos que recebemos, grande parte deles reunindo propostas de impacto e muita tecnologia embarcada. Esse prêmio é um esforço das entidades envolvidas em aproximar a academia dos negócios e desenvolver a cadeia do turismo no estado, estimulando a competição saudável e fortalecendo o ecossistema de inovação brasileiro, principalmente para o sistema de valor do turismo, que vai desde o agronegócio, passando pela indústria de transformação e abrangendo todo o setor de serviços”, pontua Diego Coelho, coordenador executivo da FIA.

O Desafio reuniu as categorias Novos Produtos/Serviços Turísticos, Gestão Inteligente de Destinos e Transformação Digital no Setor, recebendo mais de 100 mil inscrições. Os finalistas foram selecionados em três rodadas por uma comissão julgadora e os três vencedores foram escolhidos por alguns dos principais players do turismo.

“Observamos alto crescimento e uma qualificação muito boa entre os projetos inscritos nesta edição do evento em relação à passada. O Desafio deste ano tinha uma proposta muito clara: gerar negócios com os principais agentes do turismo, tanto na esfera pública quanto na privada. Hoje, concretizamos essa proposta neste ambiente tão qualificado”, ressaltou Eduardo Lorea, diretor do Wakalua Innovation Hub.

Demoday é anunciado para janeiro

Ao final do evento, Coelho anunciou que em janeiro de 2022 será realizado o Demoday. O evento acontecerá na sede da FIA, onde todas as empresas finalistas da premiação e também as que tiveram menções honrosas, participarão de uma rodada de apresentação ao trade de turismo.

“Essa será uma ótima oportunidade para esses participantes se apresentarem ao mercado, desfrutando de interação e escuta mais qualificadas. Queremos que possam escalar e chegar ao mercado com grande impacto”, avalia.

(*) Crédito da foto: Reprodução/Internet