Quando abordamos as mudanças trazidas pela pandemia, é inevitável falar sobre o delivery. Ainda no início da primeira onda de contágios, nove em cada 10 hoteleiros afirmaram que os maiores desafios operacionais vieram do A&B (Alimentos & Bebidas). Com as atividades paralisadas, adaptar as cozinhas para modelos de entrega foi entendido como algo factível. Agora, mais de um ano depois, cases de sucesso vêm se multiplicando no setor.

Pegando carona na ascensão do segmento, alguns empreendimentos abraçaram o delivery de bom grado e impulsionaram as receitas de restaurantes que já performavam de maneira expressiva. No Grand Hotel Rayon, que recentemente passou a ser operado pela Atrio Hotel Management, sob a bandeira Grand Mercure, começou a levar a experiência do Hai Yo para as casas dos clientes.

Marilis Bocarth, diretora do hotel curitibano, explica que o serviço foi implementado ainda no início da pandemia. “O nosso principal desafio foi transformar a experiência única de jantar no Hai Yo em um serviço de delivery. Nosso restaurante tem como um dos pilares o frescor dos ingredientes e, trabalhamos muito no desenvolvimento de um menu que garantisse a qualidade dos pratos, mesmo com o transporte até a casa do cliente”.

Processo semelhante aconteceu no Radisson Anápolis (GO), que implementou o sistema no Bento Restaurante. O espaço gastronômico já era altamente procurado pelo público externo, o que ajudou a fomentar as entregas. “O Bento sempre foi muito bem frequentado desde a abertura do hotel. Com a chegada da pandemia, fomos obrigados a fechar por dois meses. Implementamos o delivery próprio e pelo iFood, após reduzir a equipe de A&B”, revela Kasser Bittar Neto, diretor executivo da unidade.

delivery - file com gorgonzola - bento

Filet ao Gorgonzola do Radisson está no iFood

Delivery: desafios operacionais e investimentos

Apesar de parecer relativamente simples, colocar o delivery para rodar demanda estratégia e investimentos. Em Anápolis, Neto conta que o serviço foi rapidamente organizado para o hotel não perder os estoques de insumos. O diretor também pontua que estabelecer a logística de entrega por conta própria foi um dos maiores empecilhos. “Ter os entregadores e entender essa operação foi um dos desafios que esbarramos. Hoje, estamos exclusivamente no iFood, pois as outras plataformas não têm tanta expressividade na cidade”.

Com um chef atuante no modelo, o Radisson afirma ter encontrado um caminho que não atrapalhasse a entrega dos pratos. “Não colocamos opções que não fossem viáveis. Incluímos o que funciona para o delivery. Por exemplo, uma sobremesa gelada pode derreter, fica ruim. Não criamos nada novo, mas pegamos lanches do room service, por exemplo. A adega de vinhos também está disponível, assim como drinks e pratos para compartilhar”.

Operando nas principais plataformas e aplicativo próprio, o Hai Yo recebe também pedidos via WhatsApp. Marilis explica que clientes habitués procuram atendimento personalizado pela plataforma de mensagens. “Investimos em embalagens, treinamentos e criamos nosso app para que o cliente pudesse ter mais informações e detalhes sobre os pratos”.

Buscando otimizar as operações, o Radisson Anápolis investiu em um sistema que integra os pedidos e automaticamente dá baixas no estoque. Para Neto, os aportes são relativamente baixos com um alto retorno de lucro. “Vale muito a pena e acredito que é algo que veio para ficar. Muita gente aprendeu a pedir em casa”.

Ainda este ano, o Grupo Hot Beach deve entrar no mercado de delivery. Com o objetivo de atender a cidade de Olímpia (SP), o projeto está em stand by, mas já foi confirmado. A rede, que possui uma operação robusta de A&B, não deve passar por grandes alterações em sua logística.

“Temos nossa produção do parque e Hot Beach Resort que sai da central para a cidade toda. Deixamos nosso refeitório rodando, com nosso chef e líderes de cozinha. Como temos nosso CPDA, almoxarifado e câmaras, decidimos abrir mais essa frente. Somos fortes em segurança alimentar e vamos passar toda a credibilidade como grupo hoteleiro”, pontua Viviane Rizzatti, gerente corporativa de A&B do grupo.

A entrega será terceirizada, porém as plataformas ainda não foram definidas. Além de pratos queridinhos da casa, opções serão inclusas para atender famílias de até quatro pessoas. “Nossos pastéis de paleta, campeões de vendas, estarão no menu. Vamos ter opções variadas com os mesmos valores que praticamos internamente”, destaca a gerente.

delivery - viviane

Viviane: pratos queridinhos da casa estarão no menu

Retorno

Com um perfil do Instagram ativo e investimentos em impulsionamento de conteúdos, o Hai Yo manteve os mesmos níveis de faturamento pré-pandemia graças ao delivery. “E ficamos muito felizes pois, no ano passado, fomos escolhidos por votação popular em uma revista da cidade, como o melhor delivery oriental de Curitiba”, celebra Marilis.

O Bento Restaurante também veio com força nas redes sociais, com perfil próprio do espaço. Atualmente, o produto é responsável por cerca de 25% do faturamento mensal de A&B do hotel, que representa 50% da receita total da operação. “Conseguimos retorno total e vamos continuar. Elevamos um pouco os preços por conta das taxas do aplicativo e nos posicionamos com posts para divulgar tanto o delivery quanto o take away”, finaliza Neto.

(*) Crédito da capa: Capuski/Getty Images

(**) Crédito das fotos: Divulgação