Com a crescente conscientização dos viajantes quanto ao impacto que as viagens podem ter no meio ambiente, cada vez mais agências e hotéis estão investindo em iniciativas e adotando metas para um futuro mais sustentável. A bola da vez é a Decolar, que uniu forças com o Expedia Group para reforçar o Compromisso de Turismo Sustentável da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

A iniciativa visa promover viagens sustentáveis, resiliência comunitária e conservação do patrimônio globalmente, com o objetivo final de mudar a natureza e o impacto do turismo global. Hoje, o Compromisso da Unesco conta com apoio de diversas redes e instituições, além de mais de 4,2 mil hotéis signatários engajados na causa.

“Os viajantes estão procurando maneiras de minimizar sua pegada ambiental enquanto viajam e causar um impacto positivo nas comunidades que visitam”, afirma Aditi Mohapatra, vice-presidente de Impacto Social e Sustentabilidade Global do Expedia Group. “Eles estão se voltando cada vez mais para a indústria de viagens para tomar decisões responsáveis.”

A afirmação do Mohapatra não é sem fundamento, visto que uma pesquisa recente da Expedia Group™ Media Solutions revelou que, 90% dos consumidores procuram opções sustentáveis ao fazer a reserva. No entanto, 70% se sentem bombardeados com as opções disponíveis para se fazer as melhores escolhas e ser um viajante mais sustentável. É exatamente nesta questão que o Compromisso da Unesco pretende auxiliar.

Compromisso da Unesco

O Compromisso da Unesco fornece aos viajantes informações sobre empresas de viagens comprometidas com a causa, preservando a cultura, o patrimônio e minimizando efeitos ambientais negativos dos destinos. As empresas de hospitalidade parceiras prometem ações concretas, transparentes e viáveis, além de compartilhar iniciativas e elaborar planos conjuntos. Dessa forma, as empresas se comprometem em moldar um setor de viagens e turismo mais sustentável e transparente para os viajantes fazerem suas escolhas.

“É encorajador ver o Compromisso da Unesco ganhar amplo apoio entre os parceiros do setor”, comemora Ernesto Ottone, diretor geral adjunto de Cultura da entidade. “Com a Decolar se juntando aos nossos esforços para transformar a indústria, podemos inspirar ainda mais empresas e viajantes a realizar ações concretas que apoiem a cultura e as comunidades locais e protejam o meio ambiente”.

Em parceria com o Grupo Expedia, a Decolar irá trabalhar para apoiar o endosso global da iniciativa no setor, incentivando empreendimentos a divulgarem as ações sustentáveis praticadas. Entre elas, o compromisso de reduzir os plásticos de uso único, apoiar as comunidades e a cultura local, reduzir o desperdício, conservar e melhorar a gestão de energia e água.

“Estamos muito satisfeitos em firmar uma parceria com a Unesco e o Expedia Group para apoiar milhares de hotéis na América Latina e implementar práticas sustentáveis e viáveis para reduzir a pegada ambiental geral do setor”, comenta Sebastian Mackinnon, Chief Partners Office da Decolar. “Juntar-se ao Compromisso da Unesco marca um passo crucial em nosso compromisso de moldar um setor de viagens e turismo mais sustentável.”

“Hoje, estamos entusiasmados em fazer parceria com a Decolar para promover ainda mais o turismo sustentável e ajudar mais viajantes a fazer melhores escolhas para si e para o planeta”, finaliza Mohapatra.

(*) Crédito da foto: Alexey Marchenko/Decolar