Após a plataforma Airbnb divulgar ganho recorde no terceiro trimestre de 2021, chegou a vez da Decolar reportar seus números do período. De acordo com os dados divulgados no relatório, a agência de viagens baseada na América Latina registrou faturamento de US$ 83,4 milhões em receita no período, resultado 32% superior em relação ao segundo trimestre e 37% abaixo do mesmo período de 2019.

A empresa reportou ainda perda de US$ 10 milhões em Ebitda Ajustado ao fim do terceiro trimestre. Apesar da baixa, o indicador teve o melhor resultado desde o segundo trimestre do ano passado.

As reservas brutas para o período, por sua vez, tiveram crescimento de 34% em relação ao trimestre anterior, refletindo aumento da demanda por viagens domésticas no Brasil, Chile e Argentina. Ano a ano, as reservas brutas aumentaram 298%, mas recuaram 44% em comparação ao mesmo período de 2019, ano pré-pandemia.

As transações no período analisado tiveram aumento de 44% em relação ao segundo trimestre e 221% se comparado a 2020, mas foram 30% inferiores frente ao desempenho do terceiro trimestre de 2019.

Em relação às diárias, o aumento foi de 62% em comparação ao segundo trimestre e 162% frente a 2020. Comparando o desempenho a 2019, o desempenho foi 42% inferior. O celular foi o dispositivo responsável por 48% das transações, representando aumento de 643 bps em comparação a 2019.

Decolar: investimentos com marketing 

Ainda segundo o relatório da OTA, os gastos com vendas e marketing aumentaram 36% no terceiro trimestre e 393% ao ano, o que representa alta nos investimentos. Já em relação ao mesmo período de 2019, os investimentos caíram 44%, proporcionalmente com a queda das reservas brutas, revela a Phocuswire.

De acordo com a empresa, seu programa de fidelidade, Passaporte Decolar, atingiu 1 milhão de membros no período, provenientes de mercados como Brasil, Argentina e México.

“É importante ressaltar que reportamos o nível mais alto de reservas e transações brutas trimestrais desde o início da pandemia impulsionada pela forte recuperação das viagens domésticas no Brasil, Argentina e Chile, seguindo as tendências positivas observadas no México e na Colômbia no período, afirma Damian Scokin, CEO da empresa.

“Conforme mencionado nos trimestres anteriores, a tendência de melhoria do EBITDA ajustado reflete nosso foco sustentado na gestão de receitas, que suporta uma forte taxa de aceitação, e os benefícios de uma estrutura de custos mais enxuta, que neste trimestre resultou em um custo de receita relativamente estável, mantendo a operação despesas em cheque. Essas métricas ressaltam o sucesso das iniciativas tomadas no ano passado para aumentar o poder de lucro da empresa”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Decolar