O Grupo Decolar apresentou seu primeiro relatório de sustentabilidade corporativa. O levantamento interno visa dar mais transparência sobre temas como engajamento com a comunidade, meio ambiente, funcionário, privacidade e proteção de dados dos consumidores. Além disso, a governança sobre o ano fiscal de 2020 também está incluída.

O documento reúne da Decolar e também mostra o efeito negativo que a pandemia da Covid-19 provocou. Segundo Damián Scokin, CEO do da empresa, a ideia é mostra que a companhia não foi exceção em meio às dificuldades imputadas pelo período.

“Somos conscientes da responsabilidade em sermos transparentes e comunicar não apenas os resultados de nossos negócios, mas também o impacto potencial da Decolar na comunidade em geral. Acreditamos que isso estabelece com sucesso relações de longo prazo com todos os nossos públicos de interesse, tendo a confiança como base”, afirma.

Vale lembrar que, em maio, a Decolar afirmou que as dificuldades da pandemia no Brasil estavam puxando os resultados para baixo.

Decolar: relatório

Funcionários

A companhia priorizou a criação de um ambiente de trabalho propício ao aprendizado e ao desenvolvimento profissional, estimulando disrupção e inovação. Em 2019, 74% dos funcionários receberam treinamento por mais de oito horas e 90% dos líderes participaram de programas especiais de desenvolvimento de lideranças.

Comunidade

A Decolar realizou programas voltados à formação e capacitação de jovens, além de apoiar projetos de terceiros. A lista inclui:

  • Capacitação Tecnológica no Bairro 31: Em parceria com o governo municipal de Buenos Aires, na Argentina, e a ONG Reciduca, a empresa ajudou na criação de um programa de desenvolvimento de software;
  • Associação Hurra!: a Decolar sinalizou apoio à entidade, que atende jovens vulneráveis no estado de São Paulo. O organização realiza projetos focados em competências e valores-chave para a vida por meio da promoção da educação;
  • PAC (Projeto Amigos da Criança): a empresa patrocinou e realizou ações de voluntariado corporativo, capacitando jovens em situação de vulnerabilidade social para conquistarem o primeiro emprego;
  • Chicas en Tecnología: a aliança com a organização focada em tecnologia e igualdade de gênero na Argentina foi mantida até 2020. Ela oferece educação tecnológica de qualidade por meio da promoção, motivação e formação de novas gerações de mulheres inovadoras.

Meio ambiente

Em 2019, a Decolar firmou iniciativas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento ambiental sustentável. Na Argentina, onde a empresa tem o maior escritório, o uso de copos e garrafas descartáveis foi eliminado em 100% e substituído por garrafas térmicas.

A iniciativa resultou na redução de 4,8 toneladas de plástico por ano. Também foram retirados garfos e facas descartáveis, substituindo-os por reutilizáveis e diminuindo em 6,6 toneladas por ano.

Atualmente, a separação dos resíduos é realizada na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai. Além disso, o grupo tem um programa de recuperação de produtos eletrônicos, que são reciclados e doados para organizações sociais, como a ONG Fundación Equidad, na Argentina.

Proteção e Privacidade de dados

Os dados são processados e armazenados nos servidores da Decolar e de empresas parceiras terceirizadas. A companhia não compartilha informações pessoais de seus clientes com outras empresas e os contratos com seus fornecedores garantem o estrito cumprimento da segurança, incluindo acordos de confidencialidade.

(*) Crédito da foto: Unplash