Após atravessar um longo período de restrições, os viajantes brasileiros estão podendo, finalmente, respirar aliviados. Isso porque a flexibilização das medidas de segurança contra a Covid-19, proporcionada pelo aumento da vacinação, tem devolvido a segurança àqueles que gostam de desbravar novos destinos. Neste cenário, a Decolar apontou, em levantamento recente, que a busca por hospedagens nos feriados de novembro – Finados (2) e Proclamação da República (15) – cresceu 61% na última semana, em relação à média das quatro anteriores.

O estudo aponta ainda que Rio de Janeiro e São Paulo figuram, respectivamente, como as cidades mais procuradas pelos turistas para o período. O levantamento foi realizado considerando as buscas nos canais de venda – site e app – da OTA, que observou, em setembro, aumento de 63% nas buscas para viagens de fim de ano.

“Ao analisar o ranking, observamos que as viagens curtas, como as escapadas nos feriados, seguem em alta. Essa demanda contribui para aumentar a frequência de viagens ao longo do ano, sendo uma oportunidade para incrementar também as vendas no turismo regional, motor fundamental na recuperação das economias locais”, ressalta Tiago Lopes, diretor de Sourcing da Decolar.

Decolar: Sudeste lidera ranking

Entre os 10 destinos que se destacam para os feriados, a região Sudeste lidera com cinco menções: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campos do Jordão (SP) e Búzios (RJ). O Nordeste aparece em seguida, com três (Maceió, Porto de Galinhas (PE) e Natal), e o Sul, com duas (Gramado (RS) e Florianópolis).

No mês passado, a OTA apontou as seis principais tendências para a retomada do turismo. Essas tendências – férias de verão, viagens em família, atividades de lazer, viagens com pet, novos perfis de viajantes e, por fim, inovação – foram observadas com base na experiência de 29 milhões de clientes nos principais canais de venda da empresa de viagens.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Decolar