No próximo dia 15, celebramos o Dia Mundial do Consumidor, e nos últimos anos, a data se consagrou como uma das principais para o varejo. Neste período, os clientes já ficam atentos às promoções e há uma grande expectativa pelos descontos em produtos e serviços, incluindo as viagens. A Semana do Consumidor é uma ótima oportunidade para as empresas impulsionarem suas vendas a partir de condições especiais para o período. Aqui no Zarpo a expectativa é superar os resultados entre 15% e 20% em relação a campanha realizada em 2019, mas vale reforçar que para alcançar o sucesso em ações promocionais como essa, é fundamental um alinhamento entre times.

Por isso, gostaria de compartilhar um pouco da experiência da Tripulação Zarpo na realização de grandes campanhas, que são iniciadas com com meses de antecedência. Primeiramente, montamos um cronograma de divulgação, que é planejado em conjunto com os times de Comercial, Aéreo, Conteúdo e Marketing. Enquanto o primeiro e o segundo trabalham negociando tarifas especiais com hotéis, resorts e companhias aéreas, a equipe de Conteúdo cuida do conceito da promoção e a de Marketing prepara a estratégia de divulgação.

Durante todo esse processo, nós contamos com o apoio do BI, que com dados e conhecimento dos clientes e dos produtos, garante os insumos para que as estratégias estejam alinhadas e cada vez mais personalizadas. Bem como o time de Tecnologia, que garante a performance do site diante de um provável aumento no tráfego.

Também é importante destacar o time de Customer Service, que é o ponto de contato entre cliente e empresa, e deve estar preparado para o período promocional, em que é esperado um aumento de demandas, e também para o pós-venda.

E falando de relacionamento com o cliente, vale pontuar que é preciso ir além dos descontos, principalmente considerando o contexto atual, que é animador devido ao avanço da vacinação, mas que ainda está em alerta por conta da covid-19. Precisamos considerar que o perfil do cliente também mudou e muitos buscam por segurança: tanto no momento da reserva, com confiança nos serviços oferecidos e atenção às condições de alteração e cancelamento, quanto na hora de viajar, com preocupações em relação aos protocolos adotados pelo hotéis, companhias aéreas, etc. Em resumo, o cliente está mais exigente e também mais atento.

Além da organização interna, noto que a popularização da data também tem se tornado importante para o turismo de forma geral, já que observamos um grande interesse da parte de nossos parceiros. Neste ano, ainda mais hotéis estão se organizando pró-ativamente para formular condições e descontos para a data e contarão com o Zarpo para trazer essas oportunidades aos clientes.

Por isso, reforço que essa organização dos fluxos de trabalho e a sincronia entre os times, até mesmo com os parceiros, são o que fazem com que as ações promocionais aconteçam e que sejam executadas com êxito. Acredito que esse alinhamento e trabalho em conjunto são o grande segredo para campanhas promocionais de sucesso, não só para o setor de turismo, mas para qualquer empresa B2C.

Para este ano, o Zarpo realizará a campanha da Semana do Consumidor entre os dias 11 e 17 de março, com descontos de até 50% OFF em diversos hotéis, resorts e pacotes, além de condições especiais de cashback.

*Daniel Topper entrou no Zarpo em janeiro de 2020 como CEO. Ele acumula cerca de 15 anos de experiência em empresas de e-commerce e tecnologia, tanto na Europa quanto na América Latina, com passagens pela Cdiscount, Via Varejo, Loggi e Mirakl. Nascido na França, em Paris, Daniel tem 36 anos e vive no Brasil desde 2014. Ele tem um MSC em Management pela HEC Paris.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Zarpo