Depois de muito falar sobre a tal da retomada do turismo, parece que estamos, enfim, vivendo este novo momento. Apesar de ainda não ter sido decretado o fim da pandemia pela OMS, as condições já estão muito mais favoráveis do que em 2021.

Com o avanço da vacinação no Brasil, inclusive entre as crianças, houve uma queda expressiva nos casos de Covid-19. Com isso, grande parte das restrições, como o isolamento social e o uso de máscaras, acabaram caindo. E, a novidade da vez, as fronteiras internacionais estão praticamente abertas para os brasileiros, sem grandes exigências. O cenário é extremamente positivo tanto para o mercado, quanto para quem está ávido por viajar.

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) revelou que 7,4 milhões de pessoas realizaram viagens em 2021 por meio de agências, representando um recorde, com crescimento de 124,6% em relação a 2020. Ver esses números sobre 2021 é muito animador. Sem dúvidas, o sentimento de “recuperar o tempo perdido” que começou no ano passado vai avançar ao longo de 2022.

Aqui no Zarpo, essa retomada também é evidenciada pelos números. No primeiro trimestre de 2022, tivemos um crescimento expressivo em relação a 2021 e batemos os números de 2019, no período pré-pandêmico.

Nos últimos meses falamos muito na “redescoberta do turismo nacional”, no sentido de que muitas pessoas que preferiam viagens internacionais tiveram a oportunidade de voltar seus olhares para o Brasil e enxergar o potencial das nossas paisagens e roteiros. E esses destinos devem continuar atraindo turistas por questões de praticidade e pelo apelo de viagens mais curtas que combinam com trabalho remoto e orçamentos menores.

O que está diferente agora é o interesse nos destinos internacionais. Viajar para fora do Brasil voltou a ser uma possibilidade. Antes, mesmo com fronteiras abertas havia uma série de exigências, como a realização de uma quarentena, por exemplo. Os protocolos, embora indispensáveis naquele momento, muitas vezes inviabilizavam o turismo. Hoje os viajantes estão mais confiantes e tranquilos.

No Zarpo, o interesse por destinos internacionais vem aumentando desde o final de 2021. E diante deste sinal, estamos diversificando ainda mais nosso portfólio de ofertas de hotéis, resorts e companhias aéreas com foco em destinos fora do Brasil, negociando descontos e condições exclusivas, seja para quem já é cliente Zarpo ou para conquistar novos públicos.

O processo vem avançando de forma positiva nos últimos meses e acredito que logo conseguiremos superar os patamares alcançados no período pré-pandêmico também no internacional. Seguimos por aqui torcendo pelo mercado e, claro, aproveitando esse movimento de retomada para intensificar nossa relação com clientes e parceiros e colocar nossos planos de crescimento em prática.

*Daniel Topper entrou no Zarpo em janeiro de 2020 como CEO. Ele acumula cerca de 15 anos de experiência em empresas de e-commerce e tecnologia, tanto na Europa quanto na América Latina, com passagens pela Cdiscount, Via Varejo, Loggi e Mirakl. Nascido na França, em Paris, Daniel tem 36 anos e vive no Brasil desde 2014. Ele tem um MSC em Management pela HEC Paris.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Zarpo