Quando falamos em crescimento de uma empresa, o investimento em talentos é algo fundamental e deve ser tratado como uma das prioridades. Afinal, ter profissionais qualificados e motivados faz toda a diferença dentro de qualquer organização. Aqui no Zarpo, nós investimos de forma ativa na nossa tripulação, como chamamos as pessoas colaboradoras da empresa.

Não digo isso apenas para promover o employer branding, mas porque de fato acredito que apostar em talentos é o que pode ajudar a alavancar uma empresa e promover um crescimento saudável. Porque investir no time envolve muito mais do que uma boa remuneração. É preciso promover um ambiente acolhedor, fomentar a integração entre times e o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um.

Com isso, é possível colher resultados como os que obtemos por aqui. Em 2021, período desafiador para o setor de turismo, nós conseguimos fechar o ano com faturamento recorde, além de mais de 180 novas parcerias com hotéis e resorts. Esse foi resultado de um trabalho árduo realizado por um time mega qualificado, motivado e dedicado. Além disso, a última pesquisa interna de satisfação da tripulação Zarpo teve uma nota média de satisfação de 9 em uma escala que vai até 10.

O investimento em pessoas começa na contratação. Conforme o Zarpo cresce e novos desafios surgem, são necessários novos talentos, visões e experiências para complementar o quadro que já temos. Em 2021, o nosso time cresceu 25% e para este ano a previsão é de um aumento de 40% no quadro de pessoas colaboradoras. Nas últimas semanas recebemos nossa CRO Hélène du Vignaud e nosso CTO Douglas Omae, que estão liderando e acompanhando os times ao meu lado neste momento em que estamos traçando novas estratégias.

Uma das principais características do Zarpo é a liderança horizontal, que na prática significa processos colaborativos, integração entre times e autonomia das áreas. Mas sabemos que conquistas coletivas apoiam-se na dedicação e na valorização de talentos individuais. E foi com isso em mente que criamos o Zarpo Academy, programa que subsidia cursos para que a tripulação desenvolva hard e soft skills.

Para concluir, nos últimos dois anos, desde o início do isolamento social por conta da pandemia e também no momento de retomada (quando optamos pelo trabalho híbrido, proporcionando mais flexibilidade para a as pessoas colaboradoras), criar um ambiente de trabalho agradável e despertar o sentimento de pertencimento foram grandes desafios. Como proporcioná-los à distância?

Nós procuramos promover ações que gerem engajamento interno, reflexões e saúde mental. O time de People organiza talks e encontros abertos a toda a tripulação sobre os mais diversos temas, que vão da importância da representatividade negra dentro das empresas aos cuidados com o sono, por exemplo. Além disso, temos uma agenda de reuniões recorrentes, inclusive uma mensal com toda a tripulação, em que são divulgados números de faturamento, entre outros indicadores. Afinal, a transparência também faz parte da liderança horizontal e do pertencimento.

Um de nossos valores é “É sempre sobre as pessoas”. O que descrevi aqui são algumas das maneiras como o valor é colocado em prática. O Zarpo é formado por pessoas de grande dedicação e talento, algumas que estão conosco desde o início, inclusive. Ser uma marca humana é também valorizar quem está nos bastidores da nossa operação.

*Daniel Topper entrou no Zarpo em janeiro de 2020 como CEO. Ele acumula cerca de 15 anos de experiência em empresas de e-commerce e tecnologia, tanto na Europa quanto na América Latina, com passagens pela Cdiscount, Via Varejo, Loggi e Mirakl. Nascido na França, em Paris, Daniel tem 37 anos e vive no Brasil desde 2014. Ele tem um MSC em Management pela HEC Paris.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Zarpo