Nos últimos anos, estamos vendo diversos profissionais tanto do setor de turismo, como do mercado em geral, discutirem sobre a importância da experiência do cliente. Não há dúvidas que essa questão é determinante para o sucesso de um negócio. Seguindo essa mesma premissa, o Zarpo é uma empresa que tem como objetivo principal oferecer o que há de melhor para o cliente, e para isso temos um dos nossos pilares focados na curadoria de hotéis parceiros. Algo que nem sempre é levado em consideração pelas empresas, mas que no nosso negócio faz toda a diferença.

Em um mercado cada vez mais saturado de opções, tanto de hotéis e resorts quanto de meios para reservá-los, a curadoria é importante para oferecer a melhor experiência de viagem, além de promover a confiança nos serviços oferecidos. O fato é que a internet mudou o modo como as pessoas planejam suas férias. Redes sociais, sites especializados, produtores de conteúdo… tudo isso proporciona uma troca de informações enorme, que influenciam absolutamente em todas as escolhas dos consumidores, fazendo com que eles saibam cada vez mais o que querem.

Além disso, a pandemia impactou e mudou o comportamento dos viajantes, que estão mais exigentes e buscam opções com o melhor custo-benefício, pesquisando todas as alternativas, antes de tomar a decisão de compra. Durante o isolamento social, viajar tornou-se uma grande vontade e esperança para retorno à “normalidade”, então se nutriram muitas expectativas para a volta aos aeroportos e hotéis. Atender essa expectativa está diretamente relacionado à qualidade dos hotéis, resorts e pacotes, ou seja, à curadoria.

Aqui no Zarpo, o nosso primeiro valor é “É sempre para os clientes”, que norteia nosso empenho em oferecer a melhor experiência para os viajantes. Por isso, esse processo de seleção de hotéis é realizado pelo time comercial e de prospecção dedicado integralmente para garantir a qualidade de cada hospedagem que está no site. Trabalhamos sempre muito próximos a cada parceiro (existentes e também os novos), o que facilita o acesso a todas as informações necessárias de cada um deles. É um processo realizado com muito cuidado e tempo.

Dentro da avaliação nós consideramos diversos fatores, como a qualidade e os serviços do hotel, o tipo de classificação, diferenciais, atendimento, reputação e satisfação junto aos clientes, estrutura de lazer, equipes, projetos, etc.

É um processo constante, porque vai além da captação de hotéis de acordo com determinados pré-requisitos. Existe um acompanhamento das avaliações feitas pelos clientes pós-viagem, para entender se o hotel ou resort deve permanecer no portfólio. Ao mesmo tempo, estes feedbacks são repassados aos hotéis e redes parceiros, com o objetivo de sempre incentivar o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos.

O objetivo é sempre selecionar os produtos de maneira que nossos clientes tenham a segurança de que fizeram uma ótima escolha e que estão sendo cuidados pelo Zarpo desde a seleção e indicação até o fim de sua viagem.

Por isso, acredito que a curadoria é uma grande ferramenta para as empresas que buscam melhorar a experiência do cliente, além de gerar uma fidelização. Queremos sempre ser lembrados por esse critério de seleção. Se a hospedagem, pacote ou serviço está no Zarpo, é excelente! Afinal, isso é o que temos feito ao longo dos nossos onze anos de atuação e tem trazido grandes resultados.

*Daniel Topper entrou no Zarpo em janeiro de 2020 como CEO. Ele acumula cerca de 15 anos de experiência em empresas de e-commerce e tecnologia, tanto na Europa quanto na América Latina, com passagens pela Cdiscount, Via Varejo, Loggi e Mirakl. Nascido na França, em Paris, Daniel tem 37 anos e vive no Brasil desde 2014. Ele tem um MSC em Management pela HEC Paris.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Zarpo