Vista do Cristo Redentor no Rio de Janeiro; um dos destinos mais conhecidos do País
(foto: divulgação / Orient Express)

Durante o ano passado, o Brasil foi escolhido por 6,3 milhões de turistas estrangeiros. Destes, 95,5% afirmaram que tem intenção de retornar ao País, segundo relata levantamento do MTur (Ministério do Turismo). A constatação faz parte do relatório Demanda Turística Internacional, divulgada ontem (20). Ainda segundo a pesquisa, 86,5% dos entrevistados avaliaram que a viagem superou ou atendeu plenamente as expectativas. 

Entre os fatores que contribuíram para o alto índice de aprovação estão: hospitalidade (97,7%), gastronomia (95,7%), hospedagem (95,6%) e restaurantes (94,7%). O detalhamento completo do estudo pode ser acessado na Agência de Notícias do Turismo.

O estudo mostra ainda que 51,3% dos visitantes escolheram o País para atividades de lazer, 20,2% para negócios e eventos e 28,5% para visita a amigos, familiares, atividades educativas, de saúde ou religiosas. No quesito lazer, as praias brasileiras foram o destino preferido de 69,4% dos turistas, um crescimento de 41% em relação a 2014, seguido de natureza, ecoturismo ou aventura (15,7%) e cultura (12,1%). 

Os atrativos naturais também despertaram mais interesse dos estrangeiros em 2015, um crescimento de 23% em relação a 2014.

A vizinha Argentina foi a maior emissora de turistas para destinos nacionais (mais de dois milhões), seguido dos Estados Unidos, Chile, Paraguai e Uruguai. Os vizinhos sul-americanos representaram 54,2% do total de visitantes estrangeiros. O número pode ser explicado em razão da facilidade de acesso, por terra e também por via aérea.

“Fortalecer o Brasil como destino turístico competitivo passa necessariamente pelo fortalecimento do turismo regional e a forte presença de turistas dos países vizinhos ao Brasil mostram que estamos fazendo bem esse trabalho", opina Alberto Alves, ministro interino do Turismo. 

As cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo permanecem como os destinos mais visitados por turistas estrangeiros no Brasil. Na categoria lazer, as dez cidades mais procuradas tiveram, em 2015, a inclusão de três novos destinos: Bombinhas (SC), Angra dos Reis e Paraty, ambas no Rio de Janeiro.

Serviço

www.turismo.gov.br