A CVC Brasil emitiu um comunicado hoje (7) sobre o ataque cibernético sofrido no último dia 2. Em nota, a empresa afirmou que alguns de seus sistemas seguem interrompidos, afetando negativamente diversas operações.

A operadora e turismo ressaltou ainda que tem atuado para suavizar os efeitos e apurar a extensão do incidente, além de abrandar os danos causados e buscar o reestabelecimento seguro do ambiente de tecnologia.

“Entretanto, ainda restam algumas etapas importantes para a retomada da operação”, afirmou a empresa no comunicado enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

CVC Corp: ataque deixa site indisponível

A CVC Corp, que também é responsável pela Submarino, sofreu um ataque cibernético que deixou o seu site temporariamente fora do ar. Quando os usuários acessavam o endereço digital, viam o código “502 Bad Gateway”, que aponta falha no servidor.

Além disso, outros canais da empresa também foram afetados pelo ataque, como a central de atendimento. Em nota, a CVC Corp lamentou o ocorrido.

Esta não é a primeira vez que uma empresa de turismo sofre com ataques cibernéticos. Em 2019, um ataque desta natureza vazou dados de 600 mil clientes da Gekko, subsidiária da Accor. O mesmo ocorreu com a Four Seasons entre agosto de 2016 e março de 2017. No período, foi registrado o acesso não autorizado a uma série de informações confidenciais sobre hóspedes e reservas da rede por meio da solução CRS (Synxis Central Reservation System). Na época, os hackers tiveram acesso a informações como número de cartões de crédito, nome dos titulares, dentre outras.

Um levantamento realizado pela Minsait no início deste ano apontou que a ocorrência de crimes virtuais teve um aumento de 75% durante a pandemia. Deste percentual, 50% corresponde à prática de phishing, na qual hackers se passam por pessoas ou empresas para obter dados ilicitamente.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Roberto Tamer