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Não, um CRM (Customer Relationship Management) e um disparador de e-mail definitivamente não são a mesma coisa. Mais ainda, tampouco realizam as mesmas funções estratégicas. A confusão costuma vir do fato de que ambos podem ser usados para disparar mensagens para o seu público-alvo. Na realidade, um software de CRM vai muito além disso. Agora, o que efetivamente faz um CRM?

Bem, se um disparador de e-mails apenas envia mensagens, então o que faz um CRM ser mais robusto? Em linhas gerais, a plataforma tem recursos mais avançados e, entre outras vantagens, é possível mapear com mais facilidade a jornada do seu consumidor para que a comunicação seja feita de forma mais eficaz. Por meio do CRM, pode-se aprofundar o trabalho de marketing direto, aprimorando o relacionamento entre marca e cliente. Com a ferramenta, você consegue:

  • Desvenda e entende o perfil dos consumidores.
  • Sabe exatamente em qual etapa do ciclo de vida (ou lifecycle) o cliente se encontra.
  • Conhece e domina a jornada de compra.
  • Conversa com o cliente certo, na hora certa, com a mensagem certa.
  • Segmenta suas audiências de acordo com a jornada do cliente, por RFV (Recência, Frequência, Valor) ou pelos parâmetros estratégicos específicos do seu negócio.
  • Personaliza as comunicações para que façam sentido para cada audiência.
  • Cria inúmeros tipos de campanhas dinamizadas, segundo interesse, comportamento e navegação do consumidor.

No placar da retenção de clientes, CRM sai ganhando

Não há como negar: o CRM faz toda a gestão do relacionamento, diferente de apenas disparar mensagens de e-mail. Dessa forma, no placar de relacionamento e retenção de clientes, o CRM está ganhando de lavada. Confira:

CRM - publi Pmweb_infográfico

E agora? Já deu para entender melhor a diferença entre CRM e disparador de e-mail?

4 principais benefícios em contratar um CRM

(1) Monitoramento ativo da jornada do cliente

Com um CRM, é possível estar ativamente presente em todos os passos da jornada do cliente. As estratégias capazes de tornar uma plataforma de CRM mais eficaz vão desde o pré-vendas, onde o consumidor ainda pode estar indeciso e precisa de um gatilho que o impulsione ao ato de compra, até o pós vendas, onde o cliente já adquiriu o que desejava e, ainda assim, é necessário manter contato para que o relacionamento com a marca possa ser nutrido. A mensagem certa, na hora certa, pode ser crucial para as atuais e futuras decisões de compras de cada consumidor e por isso é necessário que as comunicações estejam corretamente orquestradas ao momento do cliente.

(2) Aprofundamento do relacionamento marca-cliente

Além disso, o CRM é capaz de listar todos os registros de sua interação com um contato, desde o momento em que ele informa seus dados, até as tentativas da sua empresa de enviar mensagens ou ligar. Assim, seu discurso de venda será mais direcionado e a relação com o cliente mais próxima.

(3) Maior poder de gerenciamento

Sabemos que são necessárias muitas informações e cruzamento de dados para gerir de forma inteligente. Sem uma plataforma que ajude a fazer isso, as chances de erros são muitas. Um CRM pode auxiliar qualquer pessoa que trabalhe com foco no cliente – ou seja, todo mundo. Afinal, colocar o cliente no centro da estratégia é importante em qualquer tarefa. Assim, é possível consultar dados e históricos de clientes e leads e oferecer uma proposta mais certeira no momento da decisão de compra.

(4) Otimização dos seus recursos (e do seu tempo!)

Pense em quanto a sua empresa gasta investindo em estratégias que miram no escuro, apenas tentando adivinhar do que os clientes podem ou não gostar… O tempo e o dinheiro perdidos em processos desse tipo são incontáveis. Já imaginou quantas pessoas precisam estar envolvidas para orquestrar dados e fazer campanhas de forma manual, sem uma ferramenta adequada? No entanto, com uma base fiel de dados, você consegue resolver o problema e ir muito além. Com um CRM, você tem a visão certeira sobre quem são os seus clientes, do que eles gostam e quais são as suas preferências. Além disso, a análise de dados se dá de uma forma muito menos burocrática, sem trabalho manual. Assim, você economiza tempo de sobra.

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(*) Crédito da capa: Shutterstock