Nos últimos anos, os mercados hoteleiro e imobiliário vêm passado por diversas mudanças. E, consequentemente, o comportamento do consumidor também acompanhou este movimento, com novas exigências e necessidades. Assim, de acordo com estudo da Horwath HTL, o número de residenciais com serviços hoteleiros no Brasil tem crescido consideravelmente.

O novo modelo surge como uma proposta diferenciada, tanto para o investidor, quanto para o morador e conseguiu perdurar mesmo durante a pandemia, que trouxe grandes baixas para a hotelaria como um todo. Ainda de acordo com o estudo, os imóveis afastados dos grandes centros e não-tradicionais (staycation) têm se destacado em relação à procura nos últimos anos. Já nos grandes centros, a mudança observada foi o declínio das estadas curtas e aumento da busca pelas mais longas em imóveis com perfil residencial.

Normalmente, este tipo de acomodação oferece instalações similares às de um hotel padrão, porém com atmosfera menos corporativa, mais serviços e privacidade, com o intuito de atender a estadias de algumas semanas ou meses. Além disso, os imóveis residenciais com serviços hoteleiros costumam oferecer maior facilidade de locação e baixa burocracia. A maioria dos players permite que o processo seja agilizado de forma ágil, em alguns casos sem necessidade de comprovação de renda.

Os dados do estudo apontam mostram que, entre as facilidades mais buscadas pelo consumidor neste tipo de acomodação, destacam-se a localização, custo e duração da estadia.

Serviços hoteleiros - gráfico

Gráfico mostra principais pontos considerados pelos consumidores

Além disso, o estudo aponta que o crescimento do bleisure – tendência que une atividades de trabalho e lazer – também tem contribuído para a popularização deste modelo. Só nos EUA, a busca por espaços que unam trabalho e lazer cresceu 70% nos últimos anos.

Mercado paulistano acompanha mudanças

Nos últimos anos, a hotelaria paulistana acompanhou essa tendência, proporcionando o surgimento de diversos empreendimentos nesta proposta. Há quatro anos, o Grupo Fasano anunciou o lançamento de uma unidade na capital, o Fasano Itaim, em parceria com a Even.

Recentemente, a Yuny Incorporadora anunciou parceria com a startup Charlie para uma nova propriedade no modelo. Com isso, o Charlie assumiu a administração de unidades de studio Limited Pinheiros, futuro empreendimento da Yuny, oferecendo a privacidade de um apartamento, com serviços disponibilizados em um hotel.

Entre as facilidades oferecidas, estão: Wi-Fi, self check-in, enxoval de hotel, limpeza profissional, atendimento 24 horas, cozinha completa e serviços on demand, como arrumação de cama, troca de enxoval, entre outros. Por fim, o estudo afirma que a rentabilidade operacional desses produtos tem atraído a atenção de diversos investidores, incorporadoras e redes hoteleiras, gerando uma tendência de crescimento ainda mais expressivo para os próximos anos.

A pesquisa pode ser consultada na íntegra por meio do link.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Yuny Incorporadora