Matéria atualizada às 11h15 de 1º de março de 2021

O setor hoteleiro segue sofrendo intervenções das prefeituras pelo descumprimento de medidas contra o Covid-19. Após o Pestana Rio Atlântica ter uma festa de Carnaval interrompida por agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública, no último sábado (27) foi a vez do Costão do Santinho, que teve sua piscina interditada pela Guarda Municipal de Florianópolis, segundo divulgado pelo G1.

O fato ocorreu durante uma fiscalização do cumprimento do novo decreto em vigor em Santa Catarina, que proíbe o uso do espaço. De acordo com o site, antes dos agentes checarem as hospedagens, as pessoas já haviam saído da piscina. Segundo a Guarda Municipal, um procedimento administrativo será aberto. Profissionais da Vigilância Sanitária também acompanharam a ação.

O Hotelier News teve acesso a uma nota de esclarecimento do resort, que afirma ter adequado suas medidas ao decreto. “Na sexta-feira dia 26/02/2021, o governo do Estado emitiu num novo decreto, para efeito no dia seguinte, alterando regras fundamentais. Como as famílias hospedadas já estavam no resort desde o meio da semana, para
permanência até domingo (28/02/2021) e a grande maioria dependente de aéreo com a impossibilidade de
antecipação, o Costão envidou todos os esforços para enquadrar-se nas novas determinações. Todavia, não teve
tempo hábil para adaptação de alguns pontos, o que lamenta profundamente”.

Costão do Santinho: repercussão

Com o ocorrido, a ABIH-SC (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina) divulgou ontem (28) uma nota direcionada à comunidade catarinense, reforçando que o setor segue todas as regras e decretos impostos pelo governo.

“A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, entidade representativa da hotelaria catarinense, lamenta o ocorrido no último sábado (27/02) nas dependências do empreendimento hoteleiro, no Costão do Santinho, em Florianópolis.

O ato isolado não condiz com a prática adotada pela hotelaria em todo Estado. Os meios de hospedagem estão seguindo todas as regras e decretos impostos pelos órgãos governamentais para que todos os setores da indústria, comércio e prestação de serviços, possam também manter ativas suas atividades.

Sabemos que o momento exige responsabilidade de todas as partes até que tudo se normalize. Estamos divulgando amplamente todas as novas medidas, e reforçamos nosso pedido para que as mesmas sejam cumpridas por todos. Assim sendo, a ABIH-SC, apoia a ação realizada pela Guarda Municipal de Florianópolis e a Vigilância Sanitária, e reforça sua postura de fiscalização pelos órgãos competentes, garantindo assim, o cumprimento do decreto.

Reforçamos o compromisso de parceria nesta luta contra a COVID-19, prestando um atendimento de excelência, seguindo todas as normas, sempre cuidando do bem mais precioso: a vida das pessoas. Juntos somos mais fortes!

Atenciosamente,

Rui Eduardo Schürmann
Diretor-presidente

Osmar José Vailatti
Presidente do Conselho Deliberativo”

(*) Crédito da foto: Divulgação/Costão do Santinho