Obter êxito em vendas diretas é o sonho de todo hoteleiro. Em tempos de pandemia, reduzir comissionamentos e taxas de distribuição passou de desejo para questão de sobrevivência. No Costão do Santinho, a performance de compras realizadas diretamente no motor de reservas surpreendeu com crescimentos impressionantes.

O resort, que tem o lazer em seu DNA, colheu os louros da retomada impulsionada por famílias tentando fugir do isolamento social. Em entrevista ao Hotelier News, Rafael Pires, diretor de Vendas, compartilhou alguns números relevantes registrados no segundo semestre do ano passado.

“O segmento de eventos foi duramente afetado e também perdemos quase 100% o mercado internacional, muito importante na alta temporada. Já no lazer, tivemos boas surpresas. De setembro a dezembro, tivemos um incremento de 480% na receita de vendas online”, revela Pires.

Em outubro, o Costão teve alta de 1.072% em reservas diretas frente ao mesmo mês em 2019, além de incremento de 694% em receita e 998% em taxa de conversão. “Como em todo o mundo, viagens locais e regionais foram a principal alavanca para as melhorias do lazer em 2020”, complementa o diretor.

Pires ainda acrescenta que agências, operadoras e OTAs também apresentaram aquecimento em vendas para o segmento de lazer. Já sobre a alta temporada, o executivo descreve o período como “desafiador”. “Tivemos uma reorganização de estrutura tarifária e dos segmentos atendidos. Perdemos quase 100% da demanda internacional e chegamos próximos de atingir nossos objetivos, já traçados dentro deste novo cenário”.

Com uma equipe comercial bem treinada, o diretor explica que políticas flexíveis e cancelamento e remarcação ajudaram a alcançar os resultados. “Tivemos uma atuação rápida e muito eficaz com nossos clientes. Desde o início, abrimos negociações de adiamento das reservas para gerar segurança aos hóspedes. Alguns clientes chegaram a mudar até quatro vezes a data da reserva”.

costão-do-santinho-novos-espaços-p-eventos

                                                           Resort investiu forte em novos espaços para eventos

Costão do Santinho: perspectivas para o Mice

Enquanto a maioria do mercado buscava se adaptar aos modelos híbridos, o Costão do Santinho investiu pesado (R$ 2,6 milhões) em novos espaços para eventos. O Costão In & Out é a aposta para a retomada do Mice, com ambientes indoor e outdoor.

“Nós tivemos uma visão diferente dos eventos híbridos, pois não remunera as estruturas completas dos resorts. Tiramos na gaveta um projeto antigo, mirando eventos ao ar livre, explorando toda a estrutura externa e a natureza do Costão do Santinho”, destaca Pires.

Sobre as perspectivas de retorno, o executivo prevê uma provável retomada no segundo semestre deste ano, consolidada em 2022.

Metas para 2021

Com metas traçadas para este ano, o resort estima um crescimento de vendas de lazer em 35%, com reservas diretas em alta de 45%.“Fazemos investimentos constantes em marketing e ferramentas online e em 2020 atualizamos nosso motor de reserva da Omnibees. Além disso, entraremos com novo site para melhorar a experiência e as informações para nosso cliente”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Costão do Santinho