Fechado em abril de 2020, o até então Pestana Convento do Carmo já tem destino definido. O empreendimento antes operado pelo Pestana Hotel Group passará por reformas e reabrirá sob gestão do Convento do Espinheiro, grupo hoteleiro português. Este será o primeiro hotel da empresa em solo brasileiro e tem previsão de inauguração em 2022.

Em entrevista ao Hotelier News, Nuno Camacho, à frente da rede, explica que a propriedade chamou a atenção por sua localização e perfil. “Além de ser um convento, é um prédio tombado em um centro urbano que atrai turistas nacionais e internacionais. Nosso projeto irá valorizar não só a propriedade, mas a hotelaria de Salvador”.

Camacho ainda revela que o Convento do Espinheiro tem analisado outras oportunidades no Brasil, mas que por hora as forças estão concentradas na abertura do Convento do Carmo. “É um projeto importante para nós. Já temos o orçamento das obras para ser o mais próximo da realidade do prédio”.

À frente dos processos de abertura do empreendimento no Brasil está Newton Barros, representante do grupo português. O executivo conta que, por desgaste da propriedade, o hotel passará por melhorias. “Não é só um hotel cinco estrelas, é a experiência de se hospedar em um prédio histórico. O Convento do Espinheiro tem expertise em tratar edifícios desse tipo, explorando o hotel e reverenciando a história como parte importante. Não vamos alterar nada original, como portas, paredes e telhado. O projeto arquitetônico está pronto e vai se adequar ao espaço”.

O prédio de 1585 sofreu ampliações e reformas nos anos 1970, até as últimas intervenções feitas pelo Pestana. Desta forma, a nova administração fará remodelações e instalará equipamentos de cozinha, ar condicionado, transformará a decoração e destacará as paredes de pedra – característica marcante da unidade.

“As previsões de abertura dependem de aprovações entre outros detalhes, mas a estimativa é iniciar as obras em outubro e inaugurar em 2022”, ressalta Barros.

Convento do Carmo - projeto

Perspectiva do projeto do hotel

Convento do Carmo: equipe e estrutura

O novo Convento do Carmo será operado com uma equipe formada pelo grupo português, dando prioridade para profissionais locais. O hotel conta com 88 apartamentos e deve ter sua oferta ampliada pela nova gestão.

O empreendimento fica a 600 metros da Igreja de São Francisco e a 800 metros do Mercado Modelo, no Centro Histórico de Salvador.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Pestana Hotel Group

(**) Crédito da foto: Divulgação/Convento do Espinheiro