As formas de cativar e atrair hóspedes passam por transformações a cada geração, sempre em linha com as novidades tecnológicas que surgem. Em meio à necessidade de expandir e engajar ainda mais o público, a criação de conteúdo se tornou uma prática corriqueira aos olhos das marcas, inclusive à hotelaria. Essa estratégia, segundo Rejane Toigo, CEO da Like Marketing, ajuda no posicionamento da companhia no mercado.

Criação de Conteúdo - Rejane Togo

Rejane: conteúdo deve ser relevante

“Ao entender como o modelo das mídias sociais funciona, principalmente o YouTube, qualquer empresa pode aproveitar e apostar nessa abordagem. A pertinência, no entanto, está no que a companhia pode agregar ao telespectador, transformando-o em cliente organicamente”, afirma a especialista em marketing digital.

Para acrescentar, Rejane ressalta que, independentemente da estratégia traçada, a criação de conteúdo com qualidade na temática é o principal. É dessa forma que que se obtém um alcance orgânico, ou seja, sem necessidade de impulsionamento. Além disso, o YouTube é uma das mídias sociais nas quais a relevância do canal é dada por dois fatores: produção constante e bom conteúdo.

“Esse é o tipo de site que pode ser visto como uma enciclopédia falada. Sendo assim, o foco deve ser primeiro em algo que as pessoas queiram ver. No meio disso, sim, é possível implementar e reforçar sua empresa de forma sutil”, explica.

Dicas para criação de conteúdo

Entre formas mais práticas de utilizar os meios digitais para fortalecer ou divulgar a marca, Rejane destaca alguns passos que podem ser adotados por qualquer hotel, pousada ou hostel:

  • Pensar nos custos: conteúdo de qualidade e um eventual impulsionamento têm custo, mas não é o principal. Ter iniciativa é o ponto de partida.
  • Usar ferramentas: pensar em tendências e entender sobre palavras-chave é um caminho para buscar assuntos de vídeos. O planejador de palavras-chave do Google é um bom caminho para começar.
  • Entender seu público: a estratégia de criação de conteúdo a ser montada deve atender a uma persona específica. Procure entender quem frequenta seu hotel e a jornada de compra desse hóspede.
  • Fugir do institucional: pense neste canal como um veículo de entretenimento atrelado à marca hoteleira. As informações sobre o hotel não necessariamente são o conteúdo buscado por quem acessou o vídeo.
  • Influenciador: a especialista afirma que a contratação pode dar retorno, mas não é garantido. Uma estratégia interna pode sair mais barata e ser tão benéfica quanto.

Rede Tauá

Criação de conteúdo

Canal está a poucos milhares de usuários para aos 200 mil inscritos

 

Um exemplo concreto e case de sucesso dentro da hotelaria é do Grupo Tauá de Hotéis. Há quase quatro anos, a rede mineira criou o Taualegres, canal de YouTube voltado ao público infantil com 193 mil inscrições. Segundo Anna Paula Martins, chefe de Marketing da empresa, a motivação para criar conteúdo partiu da forte conexão constituída entre monitores da recreação e as crianças hospedadas nos resorts.

“O canal foi criado inicialmente para manter a relação com os consumidores. O conteúdo, até hoje, é totalmente infantil e trata de assuntos como alimentação saudável, higiene e brincadeiras. O que mudou com o tempo é que, hoje em dia, outras crianças conheceram a rede Tauá pelo canal e instigaram os pais à reservar conosco”, aponta a executiva.

Tauá - Criação de Conteúdo

Anna: público dos Taualegres vai de quatro a sete anos

Anna não soube dizer ao certo quanto isso representa em vendas, mas o alcance do canal, em sua visão, certamente contribui para divulgar o produto. “É uma extensão da diversão do resort à casa dos pequenos que já nos visitaram. Aos que só conhecem pelo YouTube, serve como fortalecimento da marca e até prospecção de reservas. Ressalto, contudo, que isso é totalmente orgânico”, complementa.

Ainda para a chefe de Marketing, o canal também foi uma genuína conexão com hóspedes durante a pandemia. A média semanal de postagem é de quatro vídeos, frequência que retorna aos poucos após a reabertura dos empreendimentos. Ao todo, são 497 vídeos postados.

(*) Crédito da capa: geralt/Pixabay

(**) Crédito das fotos: Divulgação