Após um longo período de reclusão, o setor de turismo vem vivendo o tão esperado momento de retomada, se beneficiando de demandas reprimidas. Apesar do grande impacto na economia, parte da população pretende gastar mais em viagens este ano fazendo uso de pontos de fidelidade.

De acordo com o Travel Value Index 2022 do Expedia Group, divulgado pela Phocuswire, que entrevistou 5.500 adultos em oito países em colaboração com a Wakefield Research, mais da metade dos entrevistados (54%) dizem que planejam gastar mais em viagens do que antes da pandemia.

Nos EUA, os consumidores planejam gastar uma média de US$ 2.353 em sua próxima viagem, enquanto os viajantes no Canadá e no Reino Unido pretendem gastar US$ 2.020 e US$ 1.830, respectivamente. Já os turistas japoneses planejam, em média, gastar US$ 130 em sua próxima viagem, provavelmente devido a restrições na região e preferência por viagens locais.

Os viajantes também desejam se apoiar em programas de fidelidade, com dois em cada cinco (40%) dos entrevistados dizendo que planejam usar o benefício em pelo menos parte de uma viagem em 2022.

Em comparação com as gerações mais velhas, os viajantes da Geração Z têm o maior número de pontos de fidelidade acumulados (61%), seguidos pelos millennials (55%) e Geração X (33%).

Flexibilidade em alta

Alinhando com o que os consumidores disseram em 2021 , os viajantes dizem que a capacidade de reservar viagens a um preço razoável e fazer alterações nos itinerários é uma obrigação em 2022.

De acordo com o relatório, 83% dos entrevistados dizem que opções de tarifas flexíveis “fazem muita diferença” e 85% dizem que uma taxa com desconto é influente ao reservar um voo online.

Os consumidores também procuram viajar de forma mais responsável e consciente, com 93% das pessoas dizendo que adaptarão os planos de viagem devido à atual falta de trabalhadores do turismo e 98% levando em consideração o impacto do Covid-19 nas comunidades locais

Quase metade (43%) dos viajantes diz que adicionará tempo extra para serviços e trânsito para ajudar a minimizar longas filas, estresse nos trabalhadores e voos perdidos.

Enquanto isso, mais da metade (54%) diz estar disposta a pagar mais taxas para tornar uma viagem sustentável e 49% escolheria um destino menos lotado para reduzir os efeitos do excesso de turismo.

Capturando a demanda

O Expedia Group recomenda que os provedores de viagens comuniquem claramente as políticas de cancelamento e alteração e garantam que os viajantes possam obter um reembolso ou crédito se os planos mudarem.

A gigante de viagens online também sugere que as empresas de viagens ofereçam novos incentivos para atrair viajantes que fazem mais do que incentivar os consumidores hesitantes a retomar as viagens. Eles também devem considerar o resgate iminente de pontos de fidelidade em escala e pensar sobre o papel que podem desempenhar nos programas de recompensas do setor.

Em outros lugares, o Expedia Group aconselha os fornecedores de viagens a aumentar seu compromisso com a sustentabilidade e cobrar mais dos consumidores por opções de viagem ecológicas.

“As viagens estão prestes a vivenciar um ano como nunca antes, pois as pessoas planejam viagens com propósitos, valorizam mais as férias e investem em experiências únicas”, diz Ariane Gorin, presidente da Expedia for Business.

“Ainda assim, os viajantes estão se preparando para possíveis mudanças de viagem à medida que o Covid-19 persiste e desejam uma variedade de opções na ponta dos dedos. As empresas de viagens que priorizam a segurança e o bem-estar, soluções inovadoras e comunicação transparente serão os líderes claros à medida que todo o setor muda do modo de sobrevivência para demanda e crescimento acelerados”, acrescenta.

(*) Crédito da foto: Pixabay