Fechando a programação do segundo dia do Conotel (Congresso Nacional de Hotéis), aberto ontem (22), Eduardo Faraco, sócio-diretor da Faraco Consultoria, apresentou o painel Crescendo em tempos de crise: a hotelaria em foco, apontando dados e tendências do setor para o período de retomada.

Em sua explanação, Faraco falou sobre mudanças na operação hoteleira, trazidas pela pandemia, entre elas a digitalização da experiência de hospedagem, up-selling e programas de fidelização.

“Digitalizar a experiência não é disponibilizar um QR code contendo apenas informações sobre o room service, mas sim ser o mais claro possível em relação a tudo que é oferecido. Além disso, muitos hoteleiros, gestores e empreendedores não respondem às avaliações dos hóspedes e isso é um erro grave, porque as respostas demonstram respeito e interesse pelas necessidades do cliente”, destacou.

Em relação a dados recentes, ele apontou ainda que, desde o início da pandemia, houve mais admissões em julho (1,061 milhão) do que desligamentos (1,018 milhão) de funcionários na hotelaria, ampliando em 1,4% a força de trabalho, segundo relatório da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

Erros durante a pandemia

O palestrante afirmou também que houve muitos erros por parte de empreendimentos hoteleiros durante a paralisação imposta pela pandemia, entre eles a falta de planejamento de fluxo de caixa, falta de capital de giro e ausência de ações de manutenção e retrofits.

“Muitos hotéis não fizeram essas ações durante a pandemia e, agora com a retomada, a tendência é que o hóspede busque por novidades, e quem não apresenta, não vai conseguir bom desempenho”, disse.

Durante sua fala no Conotel, Faraco também pontuou a importância das redes sociais durante a recuperação do setor. “Observando a maneira como os consumidores se comportam nas redes sociais, e com o número de usuários crescendo de forma exponencial, pode-se dizer que muitos hotéis, principalmente os independentes, estão perdendo oportunidades”, afirmou.

“Atualmente, 25% das empresas afirmam que não possuem conhecimento suficiente para gerenciar os conteúdos no ambiente digital, o que é um percentual bastante considerável se levarmos os impactos positivos de uma boa presença online”, completou.

(*) Crédito da foto: Lucas Barbosa/Hotelier News