Dando continuidade ao ciclo de palestras do terceiro dia do Conotel (Congresso Nacional de Hotéis), que recebe diversas autoridades do setor, aconteceu a palestra Google Hotel Ads e outras ferramentas: impulsionando vendas, concretizando resultados, com Tiago Flores Dias, CEO da Agência Kaizen – Google Partner Premier, que falou dos benefícios de criar estratégias junto à ferramenta.

Durante sua apresentação, Dias mencionou a importância do Google não só como mecanismo de busca, mas atuando também no sentido de definir público-alvo e oferecer conteúdos baseados no perfil dos usuários.

Além disso, o executivo pontuou sobre a popularização dos programas de fidelização para garantir bom relacionamento com o cliente. “Com o tempo, as necessidades das pessoas ficaram mais complexas, proporcionando a criação de estratégias que atendessem a essas necessidades. Trazendo essa perspectiva para a hotelaria, é extremamente importante que os empreendimentos estejam inseridos no Google Meu Negócio, ferramenta que possibilita que seu negócio seja avaliado e bem posicionado”, destacou.

Apresentando dados do Google, ele apontou que as buscas por “próximo a mim” cresceram 256% nos últimos dois anos. “Esse tipo de dado aponta que o digital está cada vez mais consolidado na vida de todas as pessoas”, afirmou.

Em sua participação no Conotel, ele também falou do valor agregado pelas estratégias de marketing no setor hoteleiro e a necessidade das empresas se reinventarem. “Estamos vivendo a era da mobilidade e, hoje, o consumidor pode simplesmente ignorar você. Por isso, temos que oferecer para ele mensagens pessoais relevantes para que as pessoas queiram recebe-las”, ressaltou.

“Dentro desse contexto, há uma gama enorme de possibilidades para o setor, podendo criar campanhas em todas as ferramentas do Google, como Youtube, Ads, Analytics, entre outras várias plataformas. Se você fizer uma boa estratégia de conteúdo e mídia, os resultados com certeza vão vir”, complementou.

Identificação de personas e jornada de aquisição dos hóspedes

Ainda falando da aplicação do marketing no setor hoteleiro, Dias afirmou que definir personas e mapear a jornada de compra é vital para garantir bons resultados. “A maioria dos hotéis não tem essa mentalidade, por não entender como funciona o comportamento do usuário na internet, o que é fundamental para criar estratégias de inbound marketing”, pontuou.

“Quando você consegue um lead, que é uma oportunidade de negócio, você passa para a etapa de decisão, na qual é fundamental nutrir esse lead com conteúdo relevante, por meio de automação de e-mails e outras estratégias”, completou, durante a palestra no Conotel.

Por fim, Dias fez considerações sobre a importância da equidade entre os serviços propostos e entregues pelas empresas de hospedagem, fator crucial para garantir a boa experiência e, consequentemente, fidelizar o cliente.

(*) Crédito da foto: Lucas Barbosa/Hotelier News