Dando continuidade à programação do Conotel (Congresso Nacional de Hotéis), aberto hoje (22), Germana Magalhães, analista do Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), apresentou o painel Jornada do Turista Conectado: marketing digital, no qual falou sobre o crescimento exponencial da demanda de turismo no ambiente digital durante a pandemia. Neste cenário, segundo a palestrante, o viajante busca cada vez mais feedbacks sobre os empreendimentos, que precisam estar presentes nas plataformas online para se sobressair.

Na ocasião, ela apresentou dados e as principais tendências para o setor nas plataformas online, pontuando as principais exigências do turista neste momento de retomada, entre elas segurança e flexibilidade, novas tecnologias e serviços e conceito low touch, que busca otimizar os serviços oferecidos pelos empreendimentos hoteleiros.

“Esses pontos que eu trouxe são resultado de um estudo que fizemos no começo do ano, no qual podemos traçar todo esse panorama da jornada do turista, que busca uma experiência facilitada, que impressione em cada contato que ele faz com a propriedade ou com o destino. No cenário atual, o viajante não se importa em pagar determinado valor, desde que ele receba os serviços que foram prometidos”, pontuou.

Falta de conteúdo influencia decisão de compra

Ainda de acordo com Germana, outro motivo que justifica a necessidade das marcas se posicionarem no ambiente digital é a influência que as informações exercem sobre a decisão de compra dos turistas.

“Hoje, a primeira coisa que um turista faz quando vai viajar é pesquisar sobre a acomodação onde ele vai ficar. E, neste momento, ter um conteúdo que esclareça todas as dúvidas acerca da sua empresa é ainda mais importante, porque é isso que vai determinar a compra”, acrescentou.

Ela afirma ainda, que a jornada é definida em três momentos: antes, durante e depois da viagem. “É vital que que os hotéis, pousadas, entre outras propriedades, estejam presentes desde o primeiro interesse por parte do cliente, porque é isso que garante boa reputação, compartilhamento e, consequentemente, engajamento”, endossou.

Na oportunidade, Germana convidou Débora Mazzei, analista técnica do Sebrae, para fazer a apresentação da plataforma Brasil Mais, pela qual a instituição busca criar soluções para pequenas empresas, identificando problemas, aplicando as soluções criadas e, em seguida, avaliando os resultados obtidos.

Ainda segundo Débora, de novembro de 2020 a abril deste ano, as empresas que aderiram à plataforma tiveram crescimento de 52,1% no ambiente digital.

(*) Crédito da foto: Lucas Barbosa/Hotelier News