Celebrando a retomada do turismo e hotelaria, proporcionada pelo aumento do ritmo da vacinação contra a Covid-19, acontece hoje (22) em São Paulo a 63ª edição do Conotel (Congresso Nacional de Hotéis), em conjunto com a 58ª Equipotel, no São Paulo Expo. A edição deste ano, que se estende até o dia 24, traz o tema Acelerando para o futuro e debate tendências e desafios neste período tão crucial para o setor. Na ocasião, a ABIH Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) – que completou 85 anos de atividade – prestou homenagens aos participantes por seus esforços em prol do turismo.

A cerimônia de abertura do congresso, organizado pela entidade, foi marcada pela presença de vários nomes importantes, como Manoel Linhares, presidente da Associação; Milton Vasconcelos, presidente do Conotel Brasil; Gilson Machado Neto, ministro do Turismo; João Carlos Bacelar Batista, deputado federal e presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados; Soraya Thronicke, senadora; Ricardo Roman Jr., presidente da ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em São Paulo),Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do estado de São Paulo; Gustavo Binardi, diretor da Equipotel; e Roberto Bulbol, presidente da ABIH-AM (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Amazonas).

Durante a abertura do Conotel, Vasconcelos fez pontuações acerca da instabilidade econômica, trazida pela pandemia, e as estratégias adotadas para driblar a crise. “Estivemos presentes em todas as pautas e discussões junto ao poder público, por intermédio da ABIH Nacional. Ano passado, honramos nosso compromisso de levar informação para os nossos associados e hoje vislumbramos não uma simples retomada, mas um novo tempo. A hotelaria esteve, está e sempre estará disponível a servir e acolher”, afirmou.

Linhares, por sua vez, ressaltou os esforços de organizações, entidades, associações, entre outros, em garantir a recuperação após a crise sanitária. “A chegada da Covid foi devastadora para o turismo, pois cada noite não vendida é um grande prejuízo para nós. Foram inúmeras reuniões, nas quais ouvimos demandas e buscamos integração e soluções em conjunto, nos empenhando em ser sempre melhores no trabalho para o qual nos dispomos”, disse.

Conotel - Homenagens_ABIH_Nacional

ABIH Nacional presta homenagens aos participantes do Conotel

Conotel - Linhares_e_Lummertz

Linhares entrega homenagem a Lummertz

Após a entrega das homenagens, o presidente da ABIH Nacional aproveitou o ensejo para comunicar que a próxima edição do Conotel será realizada em Salvador.

Em sua fala, Lummertz destacou que o acontecimento é motivo de alegria. “O novo normal já é uma realidade. Apesar de não sabermos exatamente o que este novo conceito enquadra, é inegável que ele já está em curso. Nós vamos precisar, daqui para a frente, ter consciência desta questão da saúde, que vai andar lado a lado com a retomada. Turismo é isso: de um lado, a promoção e, do outro, a estruturação”, pontuou.

Conotel: painel discute desafios na retomada

Dando continuidade ao evento, Soraya, Neto, Bacelar e Roman Jr apresentaram o painel Acelerando para o futuro: o turismo e a hotelaria forjados pela pandemia, no qual debateram sobre os principais desafios e tendências do setor neste momento de recuperação econômica, sob mediação de Vasconcelos.

Iniciando o momento, Neto afirmou que o maior gargalo do turismo no momento é a legislação trabalhista, juntamente com a malha aérea. “Precisamos cobrar dos congressistas alguma medida para desonerar as companhias aéreas. Estamos tentando captar empresas aéreas no exterior, que queiram investir no Brasil, mostrando que o governo está empenhado para que as coisas realmente aconteçam”, avaliou.

O ministro também afirmou que a divulgação de destinos, não só os mais conhecidos, é fundamental para garantir a retomada. “Estamos trabalhando na estruturação de novos produtos, porque isso é muito importante, essas ações de divulgação dos destinos, porque nosso país é um grande caleidoscópio de opções”, disse.

Conotel - Painel_1

Palestrantes debatem gargalos do setor

Prosseguindo, Bacelar demonstrou seu apoio à legalização dos cassinos para alavancar o turismo no Brasil. “O jogo faz com que o turista permaneça no destino e, por isso, precisamos lutar para que essa regulamentação aconteça. Queremos este cenário para o Brasil e nos igualar a países como Portugal. Além disso, precisamos viabilizar a taxação do Airbnb, que é uma realidade, mas precisa atuar de forma justa no mercado, pagando os impostos regularmente”, disse.

Falando em um cenário otimista, Roman Jr. afirmou que o turismo corporativo de São Paulo ocupa o primeiro lugar no ranking de recuperação. “Claro, ainda estamos abaixo da média do pré-pandemia, mas essa tendência tem nos animado bastante, afinal estamos vendo aumento considerável da demanda neste segmento”, afirmou.

Finalizando o painel, Soraya falou sobre as discussões acerca do pagamento de direitos autorais por meio do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) para artistas  que têm suas músicas tocadas em espaços comuns de empreendimentos hoteleiros. “Se nós pagamos, quem pode garantir que este imposto chega ao artista? Enquanto não resolvermos isso, vamos continuar sendo um país com falta de transparência”, declarou.

(*) Crédito da capa: Peter Kutuchian/Hotelier News

(**) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News 

(***) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News