Dando início à programação do terceiro e último dia do Conotel (Congresso Nacional de Hotéis), aberto no início desta semana, Carla Moura Pinheiro, fundadora e CEO da Bemgsy (Be My Guest Society), apresentou o painel O ESG (Environmental, Social and Governance) na prática da hotelaria, abordando a importância da adesão do setor a práticas sustentáveis.

No início da palestra, Carla apontou que a agenda de ESG começou a ganhar maior notoriedade na hotelaria a partir de 2019, quando muitas empresas passaram a aderir a iniciativas que reduzem o impacto ambiental e promovem a responsabilidade social, como o uso racional de recursos naturais, redução da emissão de gases estufa, busca por autossuficiência energética, promoção de impacto positivo na comunidade onde atuam, garantia de remuneração justa e racional, entre outras.

“A ESG traz uma estrutura para as empresas passarem a adotar e conseguirem avançar nessas três frentes. E isso se faz necessário porque, atualmente, a indústria de turismo é uma das que mais poluem no mundo, por exemplo. E a não adoção a essa cartilha implica diversas consequências, como acúmulo de lixo, desmatamento e diminuição de fauna, pressão inflacionária, além do aumento de custos sociais e ambientais”, pontuou.

Em sua explanação, a palestrante apontou também que 83% dos viajantes globais acham que viagens sustentáveis são vitais, de acordo com pesquisa recente do Booking.com, que lançou selo de viagem sustentável neste mês. Além disso, segundo a mesma pesquisa, 61% afirmam que a pandemia os fez querer viajar de forma mais sustentável no futuro e 49% acreditam que, neste cenário, não há opções suficientes de hospedagem que atendam às iniciativas ESG.

“Hoje, os consumidores querem ouvir das empresas que elas operam buscando a sustentabilidade, porque isso influencia diretamente na decisão de compra deles”, destacou.

Sustentabilidade: adesão gera resultados positivos

Durante a palestra no Conotel, Carla apontou ainda algumas empresas que têm adotado o modelo sustentável em suas operações, entre eles o Hotel Aymara Lodge Pantanal (MT), que recebeu o selo Tesouro Verde por suas práticas; o Grupo CGH Earth, de Mumbai, Índia, que atingiu a autossuficiência em tratamento de água e adotou política de plastic free; a Accor, comprometida com o programa Planet 21, que visa inovar em conjunto com seus parceiros e atuar em parceria com as comunidades locais.

(*) Crédito da foto: Lucas Barbosa/Hotelier News