Pereira está no empreendimento que hoje é o Sofitel Ipanema desde 1989

José Evangelista Pereira de Oliveira é o atual Maitre do Sofitel Ipanema, um dos hotéis mais glamurosos do Rio de Janeiro, localizado em frente ao Atlântico e bem perto do Posto 10. A história de Pereira, como é conhecido no hotel, faz parte da própria história do empreendimento, que já passou por algumas bandeiras. Completando 40 anos de operação em 2018, o atual Sofitel, nasceu como Caesar Park, da rede Aoki – precursora da atual Blue Tree. Depois foi adquirido pelo grupo mexicano Posadas, que passou para as mãos da AccorHotels em 2012. Entre alterações de nomenclatura, o hotel opera há uma ano com a marca Sofitel. A resolução pelo nome veio depois da decisão da rede francesa abrir o primeiro Fairmont da América do Sul no lugar do extinto Sofitel Copacabana.

Mas chega de contar a história do empreendimento, que conta com um serviço e gastronomia dignos da verdadeira hotelaria, o Sofitel Ipanema está recebendo investimentos em gastronomia sob o comando do chef Jérôme Dardillac.

Pereira no Sofitel Ipanema

Em 1987, Pereira tinha acabado de sair do exército e, como muitos que deixam o serviço miltar, não tinha uma carreira  profissional definida. Um vizinho comentou com ele que um hotel de luxo  em Ipanema precisava de um lavador de panelas. Pereira aceitou o desafio e entrou de corpo e alma no trabalho. “Nos dias de feijoada, que já era famosa no Caesar Park Ipanema, eu literalmente entrava dentro das panelas de 200 litros para lava-las”, relembra.

Pereira sendo premiado como funcionário destaque do mês

Dedicado e ao mesmo tempo curioso, Pereira, ficou cerca de um ano como Steward. Durante esse período foi promovido para limpar e lustrar os utensilios de prata da casa, ele já se aproximava do salão do restaurante. Poucos meses depois ele já estava lá, como cumin.

A ascensão da carreira de Pereira não parou por aí. De cumin, ele passou para garçon, chefe de fila, primeiro maitre, segundo, até chegar a maitre-executivo.“Minha dedicação, aliada aos bons líderes, que reconheceram meu entusiasmo, me ajudaram a chegar onde estou”, conta. 

Atualmente o dia-a-dia de Pereira começa no café da manhã. Depois sobe ao rooftop para fazer o atendimento no almoço do 23 Ocean Lounge e aos sábados, ele emenda o café da manhã com a famosa feijoada servida no restaurante Galani.

Pereira conta que já recebeu propostas para desenvolver um trabalho na gerência de alimentos e bebidas, mas não é isso que deseja. "Gosto muito do que faço. Atender o hóspede é o meu trabalho. Não consigo me ver sentado fazendo um trabalho mais burocrático. É o contato diário com as pessoas, com os hóspedes que deixam muito feliz", comenta.

Para finalizar, Pereira dá o seu recado para quem atua com o "servir": "Para quem está chegando para trilhar nessa estrada, é preciso fazer o trabalho com o coração e se colocar sempre no lugar dos nossos hóspedes!""

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News

(**) Crédito da foto da premiação: divulgação/arquivo pessoal