Prestes a acabar, maio se despede com resultado positivo no ICE (Índice de Confiança Empresarial). O crescimento de 7,9 pontos ante abril, para 97,7 pontos, colocou o mês com o melhor nível no retrospecto desde março de 2014. Além disso, o índice teve quedas consecutivas até março deste ano. A pesquisa foi divulgada hoje (31) pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Os números positivos foram puxados, principalmente, por dois segmentos: Comércio e Serviços. As altas de ambos aconteceu em razão da melhor avaliação atual dos negócios pelo empresariado. No setor de Indústria de Transformação e da Construção, também foram registrados aumentos após quatro meses de queda.

Com relação a difusão da confiança, um dos componentes da pesquisa da instituição, a confiança empresarial apresentou avanço de 82% em 49 segmentos no levamento de maio do ICE. A disseminação, portanto, foi 49% maior que em abril deste ano.

“A confiança empresarial consolida em maio a recuperação esboçada no mês anterior, com destaque para a alta da confiança no Comércio e nos Serviços, dois segmentos que sofreram muito em março com a piora dos números da pandemia no Brasil e a adoção de medidas de restrição à circulação. A confiança dos Serviços atinge o maior nível desde o início da pandemia e pode continuar em rota ascendente com a evolução da campanha de vacinação, embora o risco de uma terceira onda da Covid-19 continue no radar dos setores mais dependentes da circulação de clientes”, explica Aloisio Campelo Jr, superintendente de Estatísticas do FGV Ibre.

Confiança empresarial: outros dados

Após perder 9,4 pontos entre dezembro/20 e março/21, o ISA-E (Índice de Situação Atual Empresarial) subiu pela segunda vez consecutiva, agora em 5,7 pontos, para 94,9 pontos. O IE-E (Índice de Expectativas) subiu 5,4 pontos, para 95,5 pontos, maior nível desde outubro de 2020.

A Indústria continua sendo o setor com o maior nível de confiança. Apesar da acomodação do ISA-I, as avaliações sobre a situação atual continuam mais favoráveis que as expectativas para o futuro próximo. A mesma combinação foi registrada neste mês no Comércio.

Ao todo, esta edição do levantamento coletou informações de 4.084 mil empresas entre 1º e 27 de maio. O ICE é composto pelo estudo de quatro áreas: Indústria, Serviços, Comércio e Construção

(*) Crédito da foto: Christopher Burns/Unsplash