A confiança do consumidor brasileiro atingiu seu maior nível em sete meses em junho, afirmam dados divulgados hoje (24) pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Em maio, o ICC (Índice de Confiança do Consumidor) já havia sinalizado melhoras, recuperando as fortes quedas de março oriundas da segunda onda. Este mês, o indicador subiu 4,7 pontos frente ao anterior, levando em consideração o ajuste sazonal.

Os números chegaram a 80,9 pontos e, em médias móveis trimestrais, o índice teve acréscimo de 4,2 pontos. Em nota oficial, Viviane Seda Bittencourt, coordenadora de Sondagens da FGV, afirma que pela primeira vez desde o ano passado a intenção de compra de bens duráveis cresceu de forma expressiva.

“A confiança dos consumidores segue trajetória de recuperação pelo terceiro mês consecutivo. Sob a ótica das famílias, a percepção é de melhora da situação atual e também das perspectivas futuras”, pontua a coordenadora.

Outros indicadores, como o ISA (Índice de Situação Atual) subiu 2,9 pontos, chegando a 71,6 pontos. Já o IE (Índice de Expectativas) teve aumento de 5,9 pontos, alcançando a marca dos 88,3 pontos.

Confiança do consumidor: percepções

Ainda de acordo com o levantamento da FGV, a percepção do consumidor quanto a situação econômica do país cresceu 2,8 pontos em junho, para 76,7 pontos, maior resultado desde março de 2020, início da pandemia. O índice de satisfação com finanças pessoais teve elevação de 2,9 pontos, para 67 pontos.

O item que mede a inclinação para compras de bens e consumos duráveis para os próximos meses impulsionou a confiança do consumidor em junho, avançando 11,1 pontos, para 64,6 pontos. O componente de avalia as perspectivas em relação à economia subiu 3,5 pontos, para 113,1 pontos.

As projeções para a situação financeira das famílias nos próximos meses tiveram acréscimo de 2,4 pontos, para 88,8 pontos. Por fim, em junho houve avanço na confiança em todas as faixas de renda, com destaque para a parcela rica da população, com renda mensal acima de R$ 9.600, cujo ICC aumentou 4,6 pontos, para 89,9 pontos.

(*) Crédito da foto: imagens ccipeggy/Pixabay