Que o turismo reage, todos os nossos leitores já sabem. Estudos mostram que os brasileiros desejam viajar e essa vontade vêm se refletindo em resultados concretos, especialmente em destinos de lazer. Outro bom indicativo do aquecimento do mercado vem das redes sociais e isso é particularmente relevante porque os consumidores têm hábitos de compras cada vez mais digital e, claro, Instagram, Facebook e WhatsApp são canais de venda importantes atualmente. Então, vamos celebrar, porque menções a viagens estão bombando nas rede sociais, mostra estudo da Comscore.

Segundo o levantamento, o segmento de viagens concentra 70 milhões de usuários únicos nas redes, representando 56% da população digital. Além disso, nota-se uma curva ascendente no interesse dos usuários pelo tema na internet. Apesar do número de usuários ter caído 14% de janeiro de 2020 a maio deste ano, a média de minutos de audiência por pessoa cresceu 88%. Na avaliação da Comscore, uma provável razão é que o viajante pode estar mais detalhista e criterioso na busca do seu próximo destino.

“É compreensível que se tenha uma maior preocupação a respeito dos critérios de segurança e sanitização adotados pela cidade e/ou país que se deseja visitar. Isso demanda mais tempo nas análises online em busca do próximo destino”, comenta Eduardo Carneiro, diretor geral da Comscore no Brasil.

Comscore - infográfico turismo

Ele acrescenta que os números da pesquisa apontam também uma mudança considerável nos hábitos dos consumidores. “Os hábitos de consumo foram totalmente transformados pela pandemia, mas notamos que o setor de turismo, que foi duramente afetado pelas restrições sanitárias, já começa a restabelecer sua forte presença”, declara.

Outro dado positivo medido no levantamento é o interesse real do usuário em viajar. Segundo a pesquisa, 54% dos usuários pretendem viajar de avião nos próximos meses. Ah, e se sua marca pretende se comunicar com esse cliente em potencial, seja mobile first. Isso porque o estudo mapeou que 93% dos usuários consomem informações sobre viagens apenas pelo celular.

O relatório da Comscore apontou também as marcas da indústria de viagens que mais se destacam nas redes sociais. Veja abaixo, por segmento:

Companhias aéreas

  • Gol
  • Azul
  • Latam
  • Azul Viagens
  • TAP

Empresas de transporte

  • Uber
  • InDriver
  • BlabBlaCar
  • 99
  • Localiza

Hospedagem

  • Booking.com
  • Trivago
  • Airbnb (Brasil)
  • Airbnb (global)
  • Kayak

OTAs

  • Priceline.com
  • Expedia Group
  • Decolar
  • CVC
  • Hurb.com

O leitor deve ter percebido que, mesmo quando se fala de marcas de hospedagem, hotéis e redes hoteleiras não são citadas. Sim, as empresas mencionadas investem muito mais em mídia digital do que grupos da hotelaria, mas é interessante também notar que o consumidor associa o segmento a OTAs. O estudo da Comscore também traçou um perfil do usuário que pretende viajar nos próximos meses. Veja abaixo:

Comscore - infográfico turismo

(*) Crédito da foto: Edeltravel/Pixabay

(**) Crédito dos infográficos: Comscore