ViajaNet: compra de voos domésticos cresce 76,2% em 2021
2 de fevereiro de 2022Gradualmente, o setor de viagens aéreas vem se recuperando das fortes quedas causadas pela pandemia. Uma pesquisa realizada pelo ViajaNet, agência virtual de turismo, apontou que em sua plataforma, durante o período de janeiro a dezembro de 2021, houve um crescimento no volume de vendas de voos domésticos de 76,20% em relação ao mesmo período de 2020.
Nesse ritmo, a expectativa é de que, segundo dados da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), a quantidade de voos retorne integralmente aos níveis pré-pandemia até março deste ano. Ainda mais que a tendência é que o volume de viagens continue a crescer, considerando que 43% dos brasileiros desejam voltar a viajar em 2022, de acordo com um estudo realizado pela Hibou.
Os altos índices de compras de voos domésticos são consequência do avanço da imunização no país, que possibilitou a reabertura de estabelecimentos, pontos turísticos, fronteiras e cidades, recuperando o interesse e aumentando o nível de confiança dos brasileiros para planejar e realizar viagens. Entretanto, essa gradual retomada do setor vem acompanhada de uma mudança no comportamento dos turistas, que passaram a priorizar destinos em território nacional e com tempo de deslocamento mais curto.
Além das incertezas quanto às viagens internacionais durante o período de pandemia, outros possíveis motivos para tal protagonismo do turismo doméstico em 2021 incluem a desvalorização da moeda nacional e a alta da inflação, incentivando o público a buscar alternativas nacionais.
Millennials lideram as buscas
Quanto às faixas etárias, os viajantes de 18 a 24 e 25 a 34 anos, que lideram as pesquisas, somam mais da metade do total de bilhetes vendidos ao longo do ano de 2021. A seguir, confira a listagem completa.
Faixa etária / Volume de compra
25-34 30,76%
18-24 21,52%
35-44 18,63%
45-54 12,88%
55-64 9,65%
65+ 6,55%
Outro dado importante que a pesquisa realizada pela ViajaNet traz é a diferença entre os gêneros, dos quais, o feminino representa mais da metade dos viajantes, com 58,90%, enquanto o masculino, apenas 41,10%.
(*) Crédito da foto: juno1412/Pixabay