Como ter relevância em anúncios no Google e construir uma relação sólida com os hóspedes?
28 de junho de 2024O Google tem empilhado mudanças dramáticas no SEO desde o último trimestre do ano passado, fazendo uma dança das cadeiras com os resultados orgânicos. Nesse contexto, surge uma nova demanda para os atores do turismo: ter mais relevância nos anúncios pagos.
A agência de marketing Equeco está lançando uma nova etapa da sua operação no Brasil e promete ajudar nessa missão. “A Equeco é um software capaz de determinar quais são as palavras-chave mais utilizadas por compradores reais e, desta forma, ajudar as empresas a criar anúncios mais assertivos aos consumidores”, explica Rodrigo Melo, diretor Nacional da plataforma.
No Brasil desde 2022, a Equeco faz a gestão de campanhas de tráfego pago para clientes de diversos segmentos em diferentes idiomas. No seu novo plano comercial nacional, projetado para democratizar o acesso à plataforma e tornar a gestão de vendas dos hotéis brasileiros mais eficiente e lucrativa, a startup está lançando seu site em português e focando seu atendimento nos dilemas dos atores do mercado hoteleiro nacional.
“Muitas soluções de marketing são viáveis exclusivamente para grandes empresas e redes internacionais com budgets milionários”, aponta Melo. “Nosso objetivo é ter opções também para pequenos e médios negócios, sem aportes iniciais e com um investimento apenas em cima dos lucros adquiridos.”
É sabido que redes hoteleiras regionais ou hotéis independentes em destinos muito concorridos não têm chance nas primeiras posições de anúncios do Google contra os gigantes agregadores de hospedagem, como a Booking.com.
Além de anos-luz de distância no budget, que faz com que os grandes tenham muito mais capital de investimento, nem sempre as pequenas empresas conseguem estruturar equipes de marketing específicas para gerar anúncios. Muitas vezes, elas não sabem nem por onde começar.
“O trabalho de uma equipe de marketing humana pode escalar campanhas até um certo nível, mas as ferramentas automatizadas certas podem lidar com milhares de operações diárias, escalando além dessas limitações, evitando erros manuais e economizando dinheiro e tempo da equipe”, continua Melo. “Fazemos anúncios mais assertivos para posicionar os hotéis entre as primeiras colocações, gerar reservas diretas e auxiliar na construção de relacionamentos de longo prazo com os hóspedes”, acrescenta o executivo da Equeco.
Comunicação com o cliente
Outro ponto observado pela empresa nessa nova etapa de operação no Brasil é a comunicação com os clientes. Os sites em inglês das plataformas de marketing podem ser excludentes para muitos agentes nacionais do mercado turístico, pela dificuldade de compreensão de termos técnicos e por passar a sensação de que o atendimento será genérico, por alguém sem conhecimento dos dilemas do meio.
“O lançamento do site em português da Equeco, com um atendimento ambientado e totalmente nacional, é um dos nossos primeiros passos na direção dessa democratização do acesso ao marketing digital de primeira linha no Brasil”, conclui Melo.
Como funciona novo plano comercial Equeco?
A Equeco se encarrega do seu investimento no Google Ads fazendo toda a gestão dos anúncios e eliminando o trabalho manual. Não há aporte inicial no contrato e o pagamento é feito em forma de comissão sobre o valor das reservas geradas, em uma só fatura.
Os cinco pontos fortes da Equeco no Brasil, segundo o diretor nacional, são:
1. Flexibilidade:
- Planos que se ajustam conforme o porte do anunciante
- Sem cláusula de permanência
2. Tecnologia avançada:
- Integração com as principais plataformas de gestão hoteleira
- Dashboard intuitivo para melhor análise e controle mais preciso
3. Suporte local:
- Atendimento em português, especializado no mercado brasileiro
4. Venda primeiro, pague depois:
- A Equeco faz a gestão e paga por suas campanhas no Google Ads, Bing e Meta e você só paga uma porcentagem de comissão sobre as reservas geradas, em uma única fatura
5. Propriedade das informações do hóspede:
- A tecnologia Equeco gera reservas por meio do site do cliente e possibilita a construção de relacionamentos de longo prazo com os hóspedes.
(*) Crédito da foto: Fimbee/Unsplash