Hotel Fazenda Cachoeira da Furna - logo promo

Primeiro empreendimento a entrar para o portfólio da Unity Hotelaria, o Hotel Fazenda Cachoeira da Furna conseguiu resultados impressionantes, mesmo durante a pandemia. A propriedade, localizada em São Pedro (SP), teve aumento de 900% em receita em tempos de crise.

Fruto de um trabalho de marketing digital e vendas da empresa de Emanuel Lopes, os números são consequência de ações estratégicas pensadas exclusivamente para a unidade hoteleira, tornando-se um case de sucesso da Unity.

Em 2020, o Hotel Fazenda Cachoeira da Furna firmou contrato com a agência, que também presta serviços para outros empreendimentos como Hot Beach Suítes, Ilhabela Pousada Boutique, Le Jardin, Riacho Doce Multiresidence, Asenza Beach Resorts, entre outros.

Quando a parceria entre as empresas começou, já com a crise do coronavírus instaurada, o hotel fazenda faturava cerca de R$ 30 mil, ainda no início da pandemia. Após a contratação da Unity e adoção de ações estratégicas, o empreendimento obteve crescimento exponencial: sua receita deu um salto de 900% em seu faturamento ao longo de 2020 e que permanece em 2021.

Considerando que estamos atravessando a pior crise financeira da história da hotelaria mundial, obter resultado positivo por si só já é um atestado de estratégia de vendas eficiente. Mas, um crescimento dessa magnitude em um cenário adverso, é digno de uma história de sucesso.

Hotel Fazenda Cachoeira da Furna: reservas diretas

Com a assessoria em tempo integral da Unity, responsável pela gestão da central de reservas e do planejamento de estratégias de RM (Revenue Manager), posicionamento digital, rebranding, entre outros serviços, a empresa focou totalmente em elevar as reservas diretas do hotel fazenda.

Uma das premissas da agência é que se existe uma boa gestão dos canais diretos, consequentemente o faturamento do hotel cresce, além de criar possibilidades de um relacionamento mais próximo com os clientes.

O engajamento proporcionado por esta proximidade no atendimento nos canais diretos fortalece laços de fidelidade entre viajante e o meio de hospedagem, algo especialmente importante em momentos de baixa demanda.

No caso do Hotel Fazenda Cachoeira da Furna, as vendas são praticamente 100% realizadas em canais diretos, o que maximiza a receita e potencializa o alcance do público-alvo.

O papel do Marketing Digital hoteleiro

A pandemia colocou em evidência a importância da presença digital dos meios de hospedagem. O Marketing Digital hoteleiro já comprovou sua eficiência e, definitivamente, veio para ficar.

Um dos destaques de atuação da Unity é no Marketing Digital de seus clientes e as estratégias aplicadas nesse ecossistema. Apesar de não ser exatamente uma novidade, muitos hotéis ainda não sabem utilizar ao máximo seu poder para atrair, converter e reter de seu público-alvo.

Redes sociais

O Marketing Digital é um aliado fundamental do hoteleiro em busca de resultados de vendas e, por isso, é um dos pilares da assessoria da Unity. Já foi o tempo em que a experiência dos hóspedes começava no check-in no lobby do hotel. Hoje, ela começa online, no site do hotel e nas redes sociais.

Por isso, as redes sociais não poderiam ficar de fora do plano de Marketing Digital do Hotel Fazenda Cachoeira da Furna. Um dos destaques nas estratégias é o Instagram, mídia poderosa para o marketing hoteleiro e peça-chave para divulgação e relacionamento com os clientes.

Além disso, através do Instagram Ads, o hotel tem a possibilidade de atingir seu hóspede-ideal (persona) de maneira assertiva, já que é possível a segmentação do público para as campanhas.

Google Ads para hotéis

Outra ferramenta utilizada é o Google Ads, que trouxe excelentes resultados para o aumento de receita. É de extrema importância notar que os anúncios devem ser planejados seguindo táticas bem estabelecidas para que não haja desperdício de dinheiro, seja por falta de resultado direto ou por atrair um público que não faça sentido para o hotel.

Vale lembrar que, como forma de ajudar o setor hoteleiro na pandemia, o Google anunciou Ads gratuitos para agências de viagens e hotéis. É possível agora inserir o seu hotel em links de reserva do Google Travel sem custo.

Ações práticas realizadas no Hotel Fazenda Cachoeira da Furna

Nova marca (novo branding): O conceito do hotel é o norte de qualquer estratégia de marketing. Percebendo o potencial da mudança e de melhor alinhamento de marca, a Unity realizou a mudança do conceito de hotel para hotel fazenda. Com o estabelecido o posicionamento do hotel, são desenhadas campanhas mais eficientes.

Personalização da marca: O público se conecta muito melhor com pessoas do que com marcas. Marcas são feitas de pessoa. Por isso, a Unity adotou a tática de colocar a dona do hotel (Dona Bete) como anfitriã. Além disso, passou-se a oferecer produtos feitos na própria fazenda como (feitos com amor pela Dona Bete), para os hóspedes levarem. Os hóspedes não levam apenas um produto, mas uma história.

Reimplantação da Central de Reservas: Antes o empreendimento possuía uma central de reservas, em sua própria recepção. Sabemos que o primeiro contato do hóspede é o cartão de visita e pode ser determinante para a conversão da venda. A Unity reimplantou a central de reservas em sua base e construiu um novo relacionamento com os hóspedes do empreendimento.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotel Fazenda Cachoeira da Furna