Após encerrar o terceiro trimestre com um faturamento de US$ 2,69 bilhões, o dobro do alcançado no segundo trimestre de 2020, o Expedia Group revê seus passos para um caminho mais direcionado na retomada. Nomeado CEO da empresa em abril do ano passado, Peter Kern revelou como a companhia tenta acompanhar o mercado no que diz respeito à sua atividade de marketing.

Em uma entrevista realizada na Phocuswright Conference deste ano, Kern falou sobre como supervisionou a empresa, que ainda busca se estabilizar financeira e estruturalmente em plena pandemia e de que forma o Expedia Group deseja desempenhar um papel importante para o futuro da indústria de viagens.

“No começo, estávamos preocupados com o lado financeiro. Nós realizamos grandes levantamentos que estamos pagando de volta agora, o que foi muito caro. Mas todas as empresas do setor tiveram que tomar algumas atitudes. Eu nunca me preocupei que as viagens não voltassem, mas pensei muito nos funcionários”, explica Kern.

O Expedia Group também promoveu mudanças em seus times para fazê-los mais eficientes e espera crescer conforme as demandas aumentem. “Pretendemos ser agressivos e utilizar estratégias de marketing mais efetivas em todo o nosso negócio e fisgar novos clientes”, diz Kern.

Antes da pandemia, o CEO explica que a empresa já buscava formas de simplificar os negócios com o objetivo de melhorar a experiência do cliente, meta que segue entre os principais focos da companhia. “Nós gostaríamos de simplificar o negócio, que era muito complicado, com muitas linhas de negócios. Historicamente, isso vem de muitas aquisições, poucas integrações e sem um plano a longo prazo que fizesse sentido”.

Expedia Group: alimentando a indústria

“Impulsionando a indústria”, é uma frase que Kern usa muito ao descrever o que ele acha que será um componente central do Expedia Group no período de recuperação e depois. Segundo o executivo, a empresa busca ajudar OTAs regionais com suporte de tecnologia.

“Nosso foco é alimentar a indústria, o que significa distribuir tecnologia que auxilie o restante do setor. Acreditamos que teremos tecnologias melhores para fazer de nossos parceiros mais eficientes”, pontua.

Kern salinta que o grupo mira mercados específicos com potencial de negócios para a empresa. “Queremos ser mais diretos sobre para onde vamos, porque e como. Estamos tentando ser mais disciplinados em fazer o que somos bons. Nosso objetivo é sermos a primeira empresa de aplicativos de viagens e entregar um excelente conteúdo aos consumidores enquanto eles estão viajando”.

A retórica de Kern sobre o futuro é liderada pela crença de que a empresa pode vencer em algumas áreas da indústria e ir para o ataque quando surgem oportunidades, seja por meio de suas estratégias voltadas para o consumidor ou B2B.

Sobre a retomada do setor hoteleiro, o executivo acredita que ainda há espaço para o segmento crescer, mesmo com a concorrência dos aluguéis de temporada. “Nós sempre acreditamos nos hotéis. Temos visto uma grande demanda de pessoas que querem retornar aos resorts, fazer uma sauna ou uma massagem. E os hotéis sabem que nós acreditamos neles. Queremos criar um marketplace incrível para o setor e sei que o que temos feito em termos de fidelidade e expansão de marcas é algo apreciado pelo mercado”.

(*) Crédito da foto: reprodução/Phocuswire