A entrada de OTAs no mercado hoteleiro pode ter representado certa turbulência no início, mas já se sabe a importância delas no ecossistema do segmento. Mesmo assim, é preciso dosar as trocas com essas companhias, para que o custo-benefício seja compatível às necessidades do hotel. Em levantamento da Staah, identificaram-se formas de aumentar ganhos em alinhamento com o papel das agências de viagens online.

Para manter o equilíbrio, o estudo cita o impulsionamento das reservas diretas, utilizando o alcance que as OTAs podem dar ao negócio. Houve crescimento nas vendas diretas durante a pandemia, mas isso não significa que estas companhias tecnológicas são dispensáveis.

O primeiro passo é entender os custos gerados nessa ‘parceria’. É importante saber qual o tamanho da representação do pagamento das comissões no balanço mensal dos hoteleiros, avaliando valor e volume de reservas feitas nas OTAs. A equação custo versus valor deve determinar o papel dessas empresas na sua distribuição.

O cálculo disso pode ser feito neste link.

Dicas

Canal direto é uma estratégia

Os hóspedes escolhem OTAs por conta do leque ampliado de opções — e isso veio para ficar. Portanto, o caminho é otimizar o modelo de vendas diretas, não querer transformá-lo no substituto. Entenda o público e a jornada de reserva online, analisando o seu site e outros processos ligados às reservas.

A ampliação nessa distribuição também não será gratuita, já que ferramentas que monitoram e auxiliam nesse modelo tambem custam. É nessa situação que a avaliação do custo-benefício deve nortear a decisão do hotel.

Fidelização

A retenção de clientes, criando habitues, é um dos mundos ideais para depender menos de terceiros. Uma das maneiras disso acontecer é incentivar o marketing orgânico, que ocorre de clientes para potenciais hóspedes. Além disso, a personalização do produto, bem como a comunicação frequente com o consumidor para passar ofertas especiais, são boas táticas para mantê-los próximos.

Multiplataforma

Pode parecer simples, mas pensar em diferentes moldes garante que o interesse do consumidor continue alto. Isso garante que, independente de qual aparelho ele acesse o canal de distribuição direta, não tenha problemas. Qual a facilidade para reservas em seu site? E por celular? A forma de pagamento garante segurança? São questões a serem pensadas por hoteleiros.

Marketing digital

O foco em mídias sociais e marketing de busca pode ajudar na questão de experiência do usuário. As campanhas são, por algumas vezes, mais baratas, e podem dar o mesmo retorno.

(*) Crédito da foto: Lukas/Pexels