Entre os dias 21 e 22 de julho, o Santos Convention Center receberá a Expo Retomada, evento-teste que definirá protocolos para a retomada do setor. A iniciativa é uma ação do governo do estado de São Paulo e promete impactar diversos elos do segmento. Localizado a apenas 10 minutos do Centro de Convenções, o Comfort Hotel Santos se prepara para atender as demandas dos participantes.

“A expectativa para este evento é muito grande, principalmente para nós que somos o hotel mais próximo ao Santos Convention Center. Além disso, temos uma infraestrutura completa e certificação de segurança e saúde, mostrando que estamos totalmente prontos para receber novamente a demanda dos eventos da cidade”, comenta Felipe Gonçalves, gerente da unidade.

Para a hotelaria local, esta será uma oportunidade para oficializar e validar protocolos diante do trade turístico. Vale lembrar que o setor de eventos é um dos principais geradores de ocupação e receita para muitos empreendimentos.

A estimativa dos organizadores da Expo Retomada é receber 750 visitantes por dia, 1.500 no total, os quais deverão passar por testagem rápida na entrada, e assim como todo o staff, que devem seguir também todos os demais protocolos de segurança contra a Covid-19. Por isso, a escolha da hospedagem também deve ser considerada como um ponto importante para não comprometer a saúde de todos os envolvidos.

De acordo com Gonçalves, a certificação Safeguard, que o Comfort Hotel Santos possui desde 2020, é parte fundamental para atender as demandas. “Somos certificados pelo Bureau Veritas, selo que atesta medidas de higiene e desinfecção, distanciamento social e uso de recursos tecnológicos. Receber essa chancela significa garantir um alto índice de segurança e confiabilidade. Portanto, temos a infraestrutura e todos os protocolos sanitários necessários para hospedar as pessoas desse evento”, ressalta.

Segundo os idealizadores do evento, a edição santista não tem fins lucrativos e seu objetivo é constatar a segurança de sua realização ao cumprir todos os protocolos pertinentes.

Comfort Hotel Santos: segurança

Confira a seguir todos os itens envolvidos na rotina atual do Comfort Hotel Santos para garantia de segurança em saúde:

– Reservas: incentivo aos pagamentos por aproximação; confirmação no ato da reserva das limitações operacionais do prédio e pré-check-in;

– Recepção: desinfecção de malas; teste de temperatura para hóspedes; presença de escudos de proteção no balcão da recepção; oferecimento de itens de proteção aos hóspedes; entrega de chaves higienizadas; incentivo de comunicação via whatsapp para relacionamento com o hóspede;

– Governança: uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelos funcionários responsáveis pelos procedimentos de limpeza e desinfecção; intervalo de 24 horas entre check-out e acesso para limpeza e desinfecção do quarto; todos os enxovais do apartamento são destinados à lavagem após check-out; kits de hospedagens ensacados; limpeza de áreas comuns feitas de 2 em 2 horas ou sempre que há maior fluxo de pessoas;

– Manutenção: EPIs para a equipe de manutenção; renovação de ar aberta com a máxima capacidade;

– Alimentos e Bebidas: fechamento de restaurante para acesso do público externo (disponível apenas para uso de hóspedes com controle de acesso e readequação de espaçamento de mobiliário do restaurante com distanciamento exigido); estímulo ao acesso ao cardápio de forma eletrônica (QR Code ou Whatsapp); alimentos embalados.

– Áreas Comuns: academias e piscinas com restrição de número de pessoas e com agendamento;

– Eventos: salas de reunião e eventos com capacidade limitada (respeitando distanciamento mínimo);

– Comunicação: sinalização educacional em todo o hotel para hóspedes com as recomendações de prevenção;

– Pessoas: implantação de sistema alternativo para marcação de ponto dos funcionários do hotel; reforço na higienização de área dos colaboradores; triagem na chegada dos colaboradores;

– Outras áreas: cuidados de limpeza e desinfecção de mercadorias no ato do recebimento; tratamento correto de resíduos e materiais recicláveis.

Para os participantes da Expo Retomada, o hotel vai disponibilizar 15% de desconto no valor da diária através do Santos Convention & Visitors Bureau – Visite Santos.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Comfort Hotel Santos