O aumento do ritmo da vacinação no Brasil possibilitou a flexibilização de diversas medidas restritivas impostas pela pandemia. Pensando na retomada do turismo, o Comfort Hotel Santos aposta em novas estratégias para atender à alta da demanda na cidade.

Rodolpho Hesselbach, gerente comercial do hotel, falou acerca da expectativa para os próximos meses, época para a qual é esperada bastante movimentação de turistas, devido aos feriados e festividades de final de ano.

“As perspectivas não poderiam ser mais otimistas. Historicamente, o feriado de Nossa Sra. Aparecida, de 12 de outubro, é o terceiro período de maior procura na cidade, ficando atrás apenas dos feriados de Réveillon e Carnaval”, disse.

O hotel espera atingir, no feriado, uma taxa de ocupação de 80%. Hesselbach pontuou ainda que um dos grandes segmentos de atuação do hotel são os eventos esportivos, nos quais são oferecidos descontos nas tarifas de hospedagem de atletas.

“O que supera as expectativas de demanda e ocupação é que Santos ainda será a cidade sede de dois tradicionais e importantes campeonatos neste mesmo período: O torneio da Independência de Basquete Master, e o Desafio de Canoa Havaiana DP WORLD – Volta à ilha de Santo Amaro. E para começar o mês de outubro em aquecimento, abrimos com o retorno do Tradicional Troféu Brasil de Triathlon, prova tradicional da cidade de Santos que desde o início da pandemia teve suas atividades interrompidas”, afirmou.

Em agosto deste ano, o Comfort Hotel Santos foi destaque por hospedar todas as delegações do campeonato mundial de Patinação Artística. Durante o mês, a taxa de ocupação foi de 60%.

“Paralelo a isso, também somos o hotel oficial do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino e também da categoria sub-20 do masculino”, ressaltou Hesselbach, que declarou que os eventos esportivos são responsáveis por 20% a 40% da receita bruta anual do hotel.

Comfort Hotel Santos: indicadores, estratégias e fidelização

O Comfort Hotel Santos ficou fechado de março a junho de 2020, devido às restrições impostas pela pandemia. Assim, segundo Hesselbach, o hotel passou por todo um período de adaptação na operação em geral, como melhoria das instalações, promoção de treinamentos e, o mais importante, investimento em protocolos de saúde.

“Fomos o primeiro hotel a reabrir em Santos e estávamos aprendendo a trabalhar o ‘novo normal’. O próximo nível foi apresentar para o mercado e trade hoteleiro que a cidade tinha um produto pronto para voltar e atender à demanda com segurança. Foi com este trabalho que conseguimos atender 80% de toda a demanda marítima e prestadores de serviço do Porto de Santos”, analisou.

Ele afirmou também que a diária média do hotel vem aumentando consideravelmente. Em 2019, R$ 188,00; em 2020, R$ 216,00; e a projeção da empresa para 2021 é de finalizar o ano com uma diária média de R$ 244,00. Para 2022, o intuito é chegar a R$ 266,00.

Hesselbach explicou que o trabalho do setor financeiro do hotel foi fundamental para iniciar o período de retomada com boas perspectivas. “Nossa controller Gabriela Gil Rosales conseguiu renegociar a maioria dos nossos contratos com fornecedores e prestadores de serviço, reduzindo em quase 50% as despesas do empreendimento”, analisou.

Outra fonte criativa de renda, segundo ele, foi assumir o serviço de frigobar, que antes era terceirizado e atualmente é operado pela própria unidade. Além disso, uma loja de conveniência foi implantada no lobby para aumentar o fluxo de vendas e rentabilidade.

Quanto ao perfil do público, 70% dos hóspedes são do mercado corporativo. Por outro lado, há também uma forte demanda de lazer na retomada das atividades, aumentando a venda direta, inclusive.

“Nós investimos em um novo motor de reservas e estratégias de marketing, além de todas as ações do plano de negócios. Garantir ao hóspede que ele tenha uma boa experiência ao decidir se hospedar no Comfort Hotel Santos é nossa maior estratégia de fidelização. Nosso intuito é garantir segurança, comodidade e principalmente conforto e tranquilidade. Por isso, acreditamos que o ‘feijão com arroz’ bem feito é o que garante o retorno do cliente e isso vai muito além dos descontos e programas de fidelidade”, finalizou Hesselbach.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Comfort Hotel Santos