Na hotelaria brasileira, a elevação das diárias médias é mais que importante neste período de retomada. É parte fundamental para garantir a recuperação dos indicadores dos hotéis, como apontado pelo FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil). Na Hplus Hotelaria, a valorização das tarifas é uma das prioridades da rede para 2022, além do aumento da ocupação, com o objetivo de alcançar os níveis pré-pandemia.

Em entrevista ao Hotelier News, Fernando Bellini, diretor de Vendas e Marketing da Hplus, a diária média avançou 12% nos empreendimentos de Brasília no começo de 2022. “Em Brasília, atingimos a meta de janeiro em todos os hotéis. Ficamos assustados com a Ômicron, pois esperávamos impacto maior no corporativo”, pontua.

O executivo aponta ainda que o mês de fevereiro seguiu pelo mesmo caminho, com bons indicadores, tanto na diária média quanto na ocupação, mas o mês de março é uma incógnita para a rede, porque a janela de compra é consideravelmente menor.

Em termos de ocupação, a capital federal e João Pessoa aparecem como as praças de maior destaque. Em Brasília, o indicador chegou a 60% em janeiro e a capital da Paraíba ultrapassou os 90%, devido à alta demanda de lazer no período. Nos empreendimentos de luxo, a ocupação ficou por volta de 40%. Já nos midscale, o indicador atingiu 56%, e os Express chegaram a 67%. No apanhado geral da rede, a ocupação média na alta temporada permaneceu entre 61% e 62%.

“Nossa meta é superar o ano de 2019 e ter uma ocupação muito parecida com aquele período, além da valorização significativa da diária média. É mais que uma vontade, é uma obrigação, porque se a gente não tiver ocupações superiores ao pré-pandemia, também não conseguiremos valorizar as tarifas”, afirma Bellini.

Fernando Bellini - Pauta_Hotelier_News

Bellini: diária média avançou 12% em Brasília no começo do ano 

 

“Teremos um mês de março difícil e acredito em uma recuperação forte a partir de abril, se não tivermos novas surpresas. Hoje, analisando o que está havendo, posso afirmar que teremos aumento significativo da demanda corporativa e de eventos após março”, completa.

Performance e expansão

Ainda segundo Bellini, o empreendimento que mais tem se destacado em termos de performance foi o Hplus Premium Palmas (TO), que tem apresentado ótimos resultados em relação à demanda corporativa.

Ana Paula Faure, diretora executiva e sócia-fundadora da rede, afirma que o empreendimento está servindo de case para a empresa, devido à sua performance. “Em Palmas, abrimos o hotel e tivemos que fechar em seguida, por conta da pandemia. Agora, na retomada, a cada mês ele vem superando as metas estabelecidas. Temos que tratar Palmas como ‘gente grande’, pois tem sido surpreendente, se posicionando como o melhor hotel da cidade. Havia um público que buscava hospedagem de nível superior e não encontrava. Então acredito que isso explica o bom desempenho”, destaca.

Ana Paula Faure - Pauta_Hotelier_News

Ana fala sobre expansão da rede

Ainda sobre o corporativo, Bellini pontua que o desempenho varia de acordo com as especificidades de cada mercado. “Palmas, por exemplo, já voltou porque lá o agronegócio é bastante forte. Hoje, nossa principal preocupação neste sentido é o mercado de São Paulo, que tem demorado a retomar o corporativo”, acrescenta.

Em relação à expansão e novos projetos, Ana Paula explica que a Hplus já vinha trabalhando neste sentido ainda antes da crise sanitária. “Em 2019, tinha muita coisa boa encaminhada. A rede pensa em expansão não só na gestão de condo-hotéis, mas também no arrendamento de propriedades”, afirma.

“Esse projeto já estava com muita coisa alinhada, principalmente no Nordeste, nosso grande foco para este ano. João Pessoa performou muito bem, o que quebrou essa característica de sermos voltados apenas para o mercado corporativo”, ressalta.

A executiva também aponta que a rede tem considerado a possibilidade de gerir hotéis com marcas de redes internacionais. Ana Paula explica que a Hplus não descarta a hipótese, mas que a princípio o objetivo é crescer com a própria marca. “Apesar disso, vemos a parceria com redes com bons olhos”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Hplus Hotelaria