Turismo nacional atinge pico de receitas em 13 anos para abril
28 de junho de 2024Após registrar sua melhor alta temporada em uma década, o turismo nacional segue demonstrando que 2024 não é o ano de baixas como todos imaginavam. Em abril, mês considerado de performances minguadas, o volume de receitas do setor atingiu expressivos R$ 36,77 bilhões, alcançando seu maior patamar para o período em 13 anos, de acordo com dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Ajustado pela inflação, o aumento foi de 4,5% em relação a abril de 2023.
O desempenho positivo se estendeu por dois meses consecutivos, refletindo um crescimento contínuo nas atividades turísticas. A CNC projeta um incremento adicional de 2,7% nas receitas ao longo de 2024, destacando a resiliência do segmento diante de adversidades econômicas e inflacionárias. Em termos de inflação, o índice no setor turístico apresentou variações significativas nos últimos meses, influenciando categorias como alimentação fora do domicílio, transporte e hospedagem.
Setores em destaque
Analisando detalhadamente as variações, observa-se que serviços como ônibus intermunicipais e transporte por aplicativo foram os mais impactados, com incrementos de 10,3% e 9,8%, respectivamente, em relação ao ano anterior. Já o preço médio do turismo avançou 2,5% nos últimos 12 meses.
O mercado de trabalho no setor turístico também apresentou sinais positivos, com a criação de mais de 13,2 mil novos postos de trabalho em abril de 2024. Nos primeiros quatro meses do ano, 47 mil vagas foram abertas no segmento.
As projeções da CNC apontam para um aumento líquido de mais de 124,4 mil vagas ao longo do ano, indicando o potencial do turismo como um motor de emprego e renda. O estoque de vagas nas atividades culturais subiu 5% em 12 meses.
No ano passado, o Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, respondeu por 91% do fluxo de passageiros para o Rio Grande do Sul. Com as enchentes no estado, houve uma queda acentuada de 39% no número de passageiros transportados em fretamentos turísticos rodoviários com destino ao RS em maio de 2024.
(*) Crédito da foto: MTur Destinos
(**) Crédito dos gráficos: CNC