De acordo com levantamento divulgado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), a intenção de consumo das famílias teve alta de 1,2% em julho. Com o resultado, o indicador chega a 80,7 pontos, superando os 80,2 observados no mês anterior.

Além disso, o nível atingido ficou acima do mesmo período nos dois anos anteriores, durante o auge da pandemia de Covid-19. Todos os indicadores tiveram avanço durante no mês. Por outro lado, a maioria mostrou desaceleração em relação a junho.

O destaque do levantamento foi o indicador Renda Atual, que teve o aumento mensal mais relevante da ICF, de 2,4%, e o segundo maior anual, de 23,5%. José Roberto Tadros, presidente da CNC, avalia que o resultado foi impulsionado pelas famílias que ganham até dez salários mínimos, grupo que apresentou avanço de 2,6% neste índice.

“Os crescimentos sucessivos do rendimento real das famílias, apoiados pelas medidas de auxílio à renda, levaram à melhoria dessa percepção”, pontua.

Outros dados

O indicador Nível de Consumo Atual apresentou o segundo crescimento mensal mais expressivo, de 2,1%, superando a alta de 1,2% de junho. Esse incremento, de acordo com a análise, foi alavancado pelas famílias com ganhos acima de dez salários mínimos que, devido ao fato de possuírem mais recursos para compras não essenciais, contaram com avanço de 2,9%.

Por outro lado, o menor crescimento do mês ficou por conta do índice Perspectiva de Consumo, que teve alta de apenas 0,2% em relação a junho. Catarina Carneiro, economista responsável pela pesquisa, estima que as famílias devem seguir mais cautelosas em suas compras nos próximos meses, principalmente a parcela com renda abaixo de dez salários mínimos, grupo que teve a única queda mensal (0,1%) neste item. “Mesmo com o consumo atual avançando, o ambiente econômico com preços e juros mais altos motivou um cenário de moderação”, avalia.

CNC: mercado de trabalho mais positivo

Por fim, os indicadores relacionados ao mercado de trabalho se destacaram positivamente em julho. O índice Emprego teve a maior pontuação do mês, atingindo 108,4. Em seguida, aparece Perspectiva Profissional, com 100,3 pontos. Os números também apontaram que a maioria dos consumidores (45,3%) apresentou perspectiva positiva para o mercado de trabalho no próximo trimestre, algo que não acontecia desde abril de 2020.

Ainda segundo a pesquisa, a maior parte das oportunidades de emprego está sendo direcionada para os mais jovens, fornecendo novos rendimentos para este grupo de consumidores. Dessa forma, a parcela de pessoas na faixa de idade abaixo dos 35 anos apresentou satisfação no indicador Renda Atual, que alcançou 102 pontos, enquanto o grupo acima de 35 anos chegou a 84,1.

(*) Crédito da foto: stevepb/Pixabay