O último levantamento divulgado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) apontou prejuízos na ordem dos R$ 355,2 bilhões ao turismo desde março de 2020. Diante do impacto no setor, a entidade lançará dia 22 de junho a iniciativa Vai Turismo, que terá como objetivo buscar soluções e formular propostas de políticas públicas para o segmento.

A ideia do projeto é mobilizar lideranças e promover mudanças no turismo. O Vai Turismo será apresentado ao mercado oficialmente em um evento online, que contará com o apoio de todo o Sistema Comércio. A ocasião ainda terá a participação de entidades parceiras e representativas do setor.

De acordo com a CNC, a ação pretende contribuir para o debate público e embasar propostas estratégias de governo. Candidatos que se apresentarem às eleições de 2022 poderão compartilhar suas ideias e soluções para o setor.

“Com planejamento e boa execução, o turismo pode ajudar a criar ainda mais empregos no país, promover melhorias sociais e econômicas e proteger o meio ambiente. O empresário do turismo também quer um desenvolvimento sustentável. Nossa missão aqui é aproximar o debate, apresentar propostas e contribuir para soluções práticas, sempre olhando para o futuro”, explica José Roberto Tadros, presidente da CNC.

O projeto Vai Turismo vai conduzir uma grande consulta pública, envolvendo diferentes atores do trade turístico, capitaneada pelas Federações do Comércio, em todos os estados e no Distrito Federal, e pela CNC, por meio do seu Cetur (Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade). Ao final, formulará propostas de políticas públicas que serão entregues aos candidatos ao Poder Executivo nas próximas eleições. Alexandre Sampaio, diretor que coordena o Conselho, lembra que a entidade já vem contribuindo para o debate.

“Fizemos a entrega de documento com propostas para os principais candidatos a presidente da República em 2018, por exemplo, mas agora queremos ampliar e aprimorar esse processo. Em especial diante da gravidade da situação do setor, que possivelmente vive a pior fase já vista”, complementa Sampaio. O documento nacional que será entregue aos presidenciáveis em 2022 terá o envolvimento das 27 instituições da cadeia produtiva do turismo que integram o Cetur, entre outras que aderirem ao movimento Vai Turismo-Rumo ao Futuro.

CNC: lançamento do projeto

O evento de lançamento contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais do setor, que vão compartilhar experiências e visão sobre futuro, sustentabilidade e inovação, sendo eles: Sandra Carvão, chefe de Inteligência de Mercado e Competitividade da OMT (Organização Mundial do Turismo); Ledys Lopez, assessora da Subsecretaria de Turismo de Medellín, que apresenta o case de um dos primeiros Destinos Turísticos Inteligentes na América Latina; Vitor Leal Pinheiro do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente); e Sérgio Guerreiro, que é diretor coordenador de Gestão do Conhecimento e Inovação do Turismo de Portugal.

O evento de lançamento é o primeiro passo do Vai Turismo, que pretende integrar propostas e conectar instituições para recomendar políticas públicas pelo desenvolvimento sustentável do turismo brasileiro no pós-pandemia.

(*) Crédito da foto: Melest/Pixabay