Clima ao Vivo com bons ventos na retomada hoteleira
20 de janeiro de 2021Viagem marcada, malas prontas e passagem comprada. Quem nunca foi surpreendido ao chegar no destino, seja de férias ou a trabalho, por um clima completamente diferente do previsto? O cenário é comum e a demanda pela previsão do tempo também chegou aos hotéis. Diante das necessidades dos viajantes, a startup Clima ao Vivo traz a solução ao mercado, que pode ser solicitada com gratuidade neste momento.
Ao entrar em qualquer buscador, milhares de sites de meteorologia aparecem na tela. Entretanto, como não se trata de uma ciência exata, as chances de variação são grandes. Logo, por que não consultar como estará o céu e a temperatura onde o cliente optou por se hospedar sem que seja necessário um contato por telefone?
O climaaovivo.com.br é uma plataforma que fornece câmeras de alta resolução instaladas em diversas cidades e especificamente posicionadas para monitoramento do tempo e clima. Atualmente, mais de 140 destinos localizados em 20 estados brasileiros já possuem a tecnologia. Na lista, estão: Aracaju (SE); Belo Horizonte (MG); Belém (PA); Bonito (MS); Brasília (DF); Campo Grande (MS); Gramado (RS); Praia de Pipa (Tibau do Sul, RN); Campina Grande (PB) entre outras.
Além das imagens em tempo real, a startup ainda fornece vídeos com a evolução do tempo e quaisquer eventos que sejam captados pelas lentes. Os conteúdos são divulgados nas plataformas digitais e podem ser replicados por empresas parceiras, levando o nome dos hotéis a grandes portais de notícias e emissoras de TV, por exemplo.
Clima ao Vivo: benefícios para a hotelaria
Voltando à situação descrita acima, viajantes buscam saber sobre o clima dos destinos para se prepararem. Desta forma, é corriqueiro que hóspedes entrem em contato com o hotel para saber do tempo. Com a implantação das imagens ao vivo, as dúvidas e demandas são direcionadas ao climaaovivo.com.br ou ao site dos próprios empreendimentos, oferecendo um cenário mais assertivo.
“Transmitimos imagens ao vivo a partir de dezenas de hotéis no país. Conseguimos agir na solução do problema, seja para hóspedes a lazer ou negócios, resolvendo as dúvidas quanto à condição do tempo. Outra face interessante é o potencial de gerar novos leads, pois para todas as pessoas que pesquisam como está o tempo em determinada cidade, já conectamos o sistema de reserva do próprio hotel. É uma vantagem competitiva enorme.”, explica Denilson Rocha, CEO da Clima ao Vivo.
No caso de contratação, a startup fornece as câmeras aos hotéis e dão o suporte para a instalação. Feita a implantação, a plataforma pode ser integrada ao site e motor de reservas, de forma que as imagens ao vivo e a previsão também estejam disponíveis nos canais dos clientes.
“O hotel recebe o equipamento e a equipe de TI ou manutenção interna posiciona as câmeras seguindo as nossas orientações. Fornecemos os códigos necessários para a integração da Clima ao Vivo com as plataformas dos empreendimentos, como website, app ou email de confirmação de reservas, e cuidamos do streaming“, explica o empresário.
“Enviamos as câmeras com garantia integral por tempo de contrato, e se uma câmera queima em decorrência de um raio, por exemplo, enviamos outra imediatamente. Nossos clientes nunca têm que comprar equipamentos. Nosso comprometimento com a operação é total.”, destaca Rocha.
Com o serviço, os hotéis agregam valor ao negócio e ainda conseguem se posicionar em um novo nicho, alcançando maior visibilidade em um mercado de milhões de usuários que buscam informações meteorológicas nas cidades onde os empreendimentos estão localizados. Também existe a possibilidade de inserir campanhas publicitárias que podem ser contratadas em vídeo ou banners, conectando clientes diretamente ao motor de reservas.
A visão dos hoteleiros
Cliente da Clima ao Vivo há cinco anos, o Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte, possui dois equipamentos instalados no topo do prédio. Em novembro de 2020, o empreendimento teve 81.440 visualizações em suas câmeras, resultando em 279 acessos ao site do hotel e 114 cliques no banner de reserva. No mês seguinte, foram registradas 77.789 visualizações, 241 direcionamentos ao site e 82 cliques diretamente no banner de reservas.
“É um parceiro interessante, de baixo custo e que funciona como uma boa forma de divulgação da marca. É um fornecedor de fácil acesso e o site é utilizado por grandes emissoras de televisão, como CNN e Globo”, avalia José Enrique Bertini, gerente geral do hotel.
Bertini ainda conta que, recentemente, a empresa entrou em contato para fazer um upgrade das câmeras. “Foi uma iniciativa deles, nós não solicitamos nada. A Clima ao Vivo entendeu que era o momento de fazer a troca do equipamento, o que mostra preocupação com a qualidade do serviço”, complementa.
No litoral paulista, o Ubatuba Praia Grande Hotel já havia tentado implementar um serviço parecido com outras empresas, mas sem sucesso. Parceiro da Clima ao Vivo desde novembro, no mesmo mês a câmera da unidade contabilizou 32.911 visualizações, 105 direcionamentos para o site e 76 conversões. Já em dezembro, o número de visualizações subiu para 71.354, com 434 acessos ao site e 179 cliques diretos no banner de reservas.
“Sempre tivemos esse desejo, mas nunca deu certo. A Clima ao Vivo é uma empresa muito profissional e está em constante contato. Nosso site e motor de reservas estão integrados e nos agregou muito valor, além do custo ser muito em conta”, comenta Rodrigo Ortiz, gerente geral do empreendimento.
Apoio na retomada
Com o impacto da pandemia no setor hoteleiro e a ascensão de ferramentas tecnológicas como aliadas na retomada, a Clima ao Vivo decidiu se mobilizar em prol do segmento. Com investimentos acima R$ 100 mil, a empresa vai subsidiar 100% dos serviços para 50 empreendimentos hoteleiros, sem necessidade de fidelização.
“Estamos procurando hotéis e pousadas que estejam em busca inovações, pois sabemos que o momento trouxe um desafio para a hotelaria. Temos uma solução que pode trazer resultados diretos na captação de clientes e que também atua como grande agregação de valor aos hóspedes. Importante destacar que a solução é plenamente adequada a empreendimentos de qualquer porte, de grandes resorts a pequenas pousadas. Basta que haja uma boa conectividade à internet e uma boa visibilidade para a câmera”, explica Rocha.
A proposta é subsidiar os serviços no primeiro semestre de 2021. Somente a partir de julho será cobrado um pequeno investimento mensal fixo. Caso o hotel deseje suspender o contrato a qualquer tempo, o único pré-requisito é o aviso prévio de 90 dias. “Confiamos plenamente nos resultados que entregamos, e estamos certos de os empreendimentos que receberem a tecnologia se destacarão em suas cidades e terão excelentes resultados. Desta forma, ajudamos os parceiros a melhorarem sua performance sem nenhum tipo de investimento neste momento de retomada”.
Para solicitar uma câmera e ativar o serviço sem qualquer investimento neste momento, basta entrar em contato pelo whatsapp ou email da startup: [email protected] / (37) 98835-2843 (Whatsapp).
Para conhecer a plataforma e acessar câmeras ao vivo em todo o Brasil, basta acessar o www.climaaovivo.com.br.
(*) Crédito das fotos e imagens: Divulgação/Clima ao Vivo