Mais uma grande cadeia hoteleira divulgou seu balanço para o segundo trimestre de 2022, destacando bons resultados e confirmando a retomada consistente do turismo. Nos três meses encerrados em junho, a Choice Hotels cresceu 32% em receita total frente ao mesmo período em 2021, chegando a US$ 368 milhões.

Excluindo taxas de marketing e de sistemas de reservas, o faturamento da rede aumentou 25% na mesma base de comparação — totalizando US$ 178,6 milhões. O lucro líquido aumentou 24% para US$ 106,2 milhões no segundo trimestre de 2022, representando lucro diluído por ação (EPS) de US$ 1,89, um aumento de 24% em relação ao segundo trimestre de 2021.

O lucro líquido ajustado do segundo trimestre aumentou 17% para US$ 79,9 milhões em relação ao segundo trimestre de 2021, representando EPS diluído ajustado de US$ 1,43, um aumento de 17% em relação ao segundo trimestre de 2021. Já o EBITDA foi de US$ 129,6 milhões — avanço de 16% frente ao mesmo período do ano anterior.

A empresa assinou um acordo de aquisição da Radisson Hotels Americas, em 12 de junho de 2022, por um preço de compra de aproximadamente US$ 675 milhões. A transação adicionará aproximadamente 67.000 quartos ao portfólio da rede e deve ser concluída em agosto deste ano.

“Mais uma vez, a Choice Hotels obteve resultados trimestrais impressionantes que superaram o desempenho do setor, ao mesmo tempo em que anunciava a aquisição mais significativa da história da nossa empresa e reciclava mais de US$ 140 milhões em capital até julho”, disse Patrick Pacious, presidente e diretor executivo da Choice.

“A aquisição do Radisson Hotels Americas, que deve ser concluída este mês, marcará o próximo capítulo na estratégia bem estabelecida de ativos leves da Choice de investir em segmentos e locais de receita mais alta e se basear em nosso forte histórico de crescimento das marcas”, acrescenta Pacious.

RevPar por categorias

O crescimento da receita doméstica por quarto disponível acelerou em relação ao trimestre anterior, aumentando 13% no segundo trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período de 2019, e superou a indústria total em 360 pontos base.

O avanço do RevPar doméstico ultrapassou os níveis de 2019 por 13 meses consecutivos até 30 de junho de 2022, uma tendência que continuou no terceiro trimestre de 2022, com o indicador de julho aumentando aproximadamente 14%, em comparação com o mesmo mês de 2019. A expectativa é que o RevPar para o ano inteiro de 2022 aumente entre 11% e 13%, em relação ao ano inteiro de 2019.

O portfólio de estadia prolongada da empresa superou consistentemente os níveis de RevPar de 2019 desde abril de 2021 e alcançou um crescimento de 21,4% no segundo trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período de 2019. A marca WoodSpring Suites teve aumento de 28,1% na mesma base comparativa, impulsionado por níveis de ocupação de 82% e um aumento de 22% em diária média.

O portfólio midscale da empresa superou consistentemente os níveis do indicador de 2019 desde junho de 2021 e alcançou um crescimento de RevPar doméstico de 10,1% no segundo trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2019.

Já os empreendimentos upscale alcançaram avanço de RevPar doméstico de 10,1% no trimestre até junho frente ao segundo trimestre de 2019, superando a escala da cadeia da categoria em 880 pontos base.

Desenvolvimento

No segundo trimestre, a Choice Hotels concedeu 215 contratos de franquia doméstica — o que representa aumento de 8% frente ao mesmo período do ano anterior. Os pedidos recebidos para novos contratos de franquia doméstica aumentaram 24% no acumulado do ano até 30 de junho de 2022, em comparação com o segundo trimestre do ano passado.

O número de contratos de franquia doméstica concedidos para hotéis de conversão aumentou 10% no segundo trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período de 2021.

O portfólio de estadia prolongada da Choice atingiu 489 hotéis domésticos, um aumento de 6,3% desde 30 de junho de 2021, com o pipeline doméstico atingindo 362 propriedades aguardando conversão, em construção ou aprovados para desenvolvimento.

O número de hotéis e quartos domésticos diminuiu 1,4% e 2,9%, respectivamente, em relação a 2021. Excluindo o impacto da saída anunciada anteriormente de 17 propriedades da marca AMResorts e a saída de 41 de baixo desempenho ativos do portfólio no quarto trimestre de 2021, os segmentos domésticos de luxo, médio porte e estadia prolongada da rede relataram aumento de 0,3% em unidades em comparação com o segundo trimestre do ano passado.

O pipeline doméstico total de hotéis aguardando conversão, em construção ou aprovados para desenvolvimento e incluindo contratos de desenvolvimento atingiu a marca de 910 empreendimentos, representando quase 84.000 quartos.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Choice Hotels