Grandes transações financeiras estão por vir no setor hoteleiro. Segundo divulgado pelo Skift, a Choice Hotels International acaba de anunciar a aquisição do Radisson Hotel Group Americas por US$ 675 milhões, assumindo os negócios de franquia, operações e propriedade intelectual da rede.

A divisão americana do Radisson passou a operar de forma independente no ano passado, cobrindo os empreendimentos nas Américas do Norte, Central e Sul, enquanto a sede em Bruxelas, na Bélgica, gerencia as propriedades no restante do mundo.

Os 624 hotéis do Radisson nas Américas totalizam 68 mil quartos, expandindo o potencial da Choice Hotels nos segmentos de luxo e midscale, principalmente em praças norte-americanas.

“Temos um grupo de fusões e aquisições. Se você olhar para o nosso portfólio, seria bom ter uma marca de alto nível e serviço completo, potencialmente”, afirmo Mark Shalala, vice-presidente sênior de Desenvolvimento para marcas de alto nível da Choice Hotels, ao Skift durante o Americas Lodging Investment Summit, em abril.

A aquisição foi aprovada por unanimidade pelo conselho de administração e deve ser concluída no segundo semestre de 2022, financiada com dinheiro em caixa e empréstimos, segundo informado pela Choice.

O portfólio da Choice é dominado por marcas como Comfort e Econo Lodge, que atendem aos mercados de viagens de lazer e de negócios – e agora busca elevar sua presença no segmento de luxo.

Portfólio robusto

A Choice Hotels incorporou 10 hotéis Radisson Blu, 130 hotéis Radisson, nove Radisson Individuals, um Park Plaza, quatro Radisson RED, 453 Country Inn & Suites by Radisson e 17 hotéis Park Inn by Radisson, além do Radisson Inn & Suites — marca upper-midscale recém-lançada pela rede. A compradora afirma que controlará o portfólio de forma independente e trabalhará para impulsionar o crescimento das bandeiras.

“A Choice tem um histórico bem estabelecido de aquisições inteligentes em novos segmentos onde nosso mecanismo de franquia de classe mundial pode estimular o crescimento futuro”, comentou Patrick Pacious, presidente e CEO da Choice Hotels, em comunicado.

“Esta transação reúne dois negócios altamente complementares, aprimorando nossas ofertas de hóspedes nos principais segmentos de hospitalidade de médio porte, ao mesmo tempo em que estende nosso alcance aos segmentos de serviços completos de alto nível e alto padrão e em mercados geográficos de receita mais alta”, completa o executivo.

Trajetória marcada por mudanças

Após quatro anos, o Radisson Hotel Group muda de mãos. A rede foi comprada pela Jin Jiang International, em uma transação na casa dos US$ 332 milhões. Com a separação da filial americana, a Choice passa a controlar os empreendimentos na região, enquanto o restante segue sob o guarda-chuva do grupo chinês.

No mês passado, o Radisson Hotel Group, sediado em Bruxelas, ampliou sua parceria estratégica com a empresa imobiliária e de gestão hoteleira PPHE Hotel Group, para buscar seu próprio movimento no segmento de hotéis lifestyle, mirando crescimento na Europa, Oriente Médio e África.

No Brasil, a Atlantica Hospitality International é responsável pela operação do portfólio das duas redes. Em 2020, a administradora renovou seu contrato com o Radisson, estendendo seu acordo exclusivo de gestão de bandeiras como Radisson Blu, Radisson Red, Radisson e Park Inn by Radisson. Procurada pela reportagem do Hotelier News, a Atlantica não quis se manifestar.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Radisson Hotel Group