Gramado é conhecido como um dos destinos mais procurados na alta temporada de inverno não apenas por suas belas paisagens e baixas temperaturas. A cidade gaúcha é também endereço de uma extensa lista de lojas e fábricas de chocolate. Não é à toa que o município foi escolhido como local para a abertura do Chocotel, primeiro hotel temático de chocolate do Brasil.

Com previsão de inauguração da primeira etapa para a Páscoa de 2021, o empreendimento é a realização de um desejo antigo do casal de empresários Daniel Rodolfo e Daniela Gallassini. Desde 2017, os proprietários da Rede Alameda buscavam tematizar suas unidades.

Os empreendedores são donos de negócios em destinos de referência como Gramado, Balneário Camboriú e Blumenau. Para concretizar o projeto, o casal foi ao exterior buscar inspirações para implementar na Serra Gaúcha. A participação em feiras internacionais do entretenimento foi somada ao curso presencial de qualificação em atendimento e excelência, realizado no complexo da Disney, em Orlando, nos Estados Unidos.

O Chocotel promete oferecer uma experiência completa ao visitante, unindo hotelaria, gastronomia, entretenimento e bem-estar. A decoração terá o chocolate como o principal elemento dos ambientes. “O Chocotel vai oferecer uma experiência multissensorial na qual o chocolate reina absoluto, das suítes temáticas até o lobby do hotel, que terá uma cascata de chocolate de 5 metros de altura”, revela Daniela.

Chocotel - abertura - interna

Casal de diretores, Daniel e Daniela Gallassini

Chocotel: a estrutura

Em 2021, será lançada a menor confeitaria do mundo como parte da primeira etapa do projeto. Já o restante será entregue no final de 2022. O empreendimento terá seu próprio bean to bar, espaço boutique onde o chocolate é elaborado do cacau até o seu produto final. A matéria-prima será originária da Amazônia, Madagascar, Filipinas entre outros países. “Teremos ainda o Chocospa, que será uma área de relaxamento e conexão com os benefícios que o cacau pode proporcionar a saúde”, explica Rodolfo.

O hotel está dividido em três áreas: o Chateau do Chocolate, espaço que terá a assinatura do mestre chocolatier Ricardo Campos; a Vila do Cacaueiro (onde hoje está localizado o Hotel Alameda Paradiso) que vai abrigar as estalagens temáticas para famílias; e a nova unidade hoteleira que está em construção ao lado, e que terá aproximadamente cinco mil metros quadrados, contemplando 76 suítes com a bandeira Chocotel. A assinatura do projeto e diretoria criativa é de Max Tavares, com arquitetura de Ângela Meira.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Chocotel