Não há mais dúvida de que 2022 é o ano das grandes expectativas, projeções e principalmente otimismo. E foi justamente esse clima que marcou a abertura de mais uma edição da WTM-LA, que ocorreu há pouco no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento – primeira grande feira realizada após a pandemia – acontece de 5 a 7 de abril com expositores nacionais e internacionais e celebra os reencontros, deixando a palavra “crise” definitivamente no passado.

A cerimônia foi iniciada com o pronunciamento de Simon Mayle, diretor da WTM Latin America, que celebrou a presença de representantes de mais de 40 países. “Para nós, é um prazer receber países como Chile, Colômbia, Argentina, Uruguai, e claro, o nosso tão querido Brasil e todos os seus estados, muito bem representados na nossa feira. A magia da conexão humana está de volta e não poderíamos estar mais felizes”, pontuou.

WTM-LA - Simon_Mayle

Mayle: celebrar conexões humanas é a principal meta da WTM

 

Além disso, Mayle fez considerações acerca da importância do retorno do evento no formato presencial após dois anos de restrições. “Finalmente, estamos podendo receber grandes amigos e parceiros no nosso formato preferido: o presencial. Temos aqui grandes players do setor, e com certeza isso vai possibilitar novos negócios e parcerias que estimularão o setor”, completa. Pouco antes da realização, a feira já contava com mais de 4 mil reuniões agendadas.

A resiliência para garantir a retomada

Dando continuidade à abertura da WTM-LA, a velejadora e escritora brasileira Tamara Klink fez uma apresentação no evento, ressaltando o papel da resiliência em momentos de crise. A mais jovem velejadora a atravessar o Atlântico em solitário fez uma analogia de sua experiência com a situação do turismo durante a pandemia. “Na minha navegação, eu tive imprevistos e problemas, mas aprendi a transformá-los em algo positivo. E, claro, isso se aplica também no turismo, que passou por momentos muito difíceis com essa crise”, afirma.

“Isso resume um pouco os desafios que nos esperam. Talvez, não tenhamos todos os recursos necessários, mas o que vem pela frente tem a ver com fazer o melhor que podemos. A WTM-LA tem a ver com transmitir experiências e inspirar as pessoas, levando em conta o quanto é significativo e simbólico estarmos aqui. Desejo a todos bons ventos e boas travessias”, finaliza.

Ao final da cerimônia, o corte da fita oficializou a abertura da WTM-LA. No momento mais simbólico do dia, estiveram presentes Vinicius Lummertz, secretário estadual de Turismo e Viagens de São Paulo, e Débora Gonçalves, secretária nacional do MTur (Ministério do Turismo), entre outros nomes.

(*) Crédito da capa: Matheus Alves/Hotelier News 

(*) Crédito da foto: Lucas Barbosa/Hotelier News