No Ceará, o setor de turismo tem mostrado sinais evidentes de retomada. Em novembro de 2021, o estado registrou alta de 1% no segmento. Apesar do resultado pouco expressivo no mês, no acumulado de janeiro a novembro, o crescimento apontado foi da ordem de 19%, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Mesmo com o aumento do volume de atividades turísticas no estado, os dois dados ainda permanecem abaixo da média nacional. Em novembro, o avanço no Brasil foi de 4,2%, enquanto no acumulado do ano o resultado atingiu 21,1%, de acordo com o portal O Povo.

No mês, o estado que apresentou melhor performance foi São Paulo, avançando 8% em relação ao mês anterior. No acumulado de 2021, a Bahia se destacou, registrando alta de 49,3%, seguida por Pernambuco (42,7%), Goiás (37,3%) e Rio Grande do Sul (36,8%).

Ceará: estratégias na retomada

Visando garantir a segurança dos turistas neste período tão crucial para o segmento, o estado tem apostado na adoção de medidas de segurança. Um decreto expedido pelo governo do Ceará no início de 2022 tornou obrigatória a apresentação do passaporte vacinal em hotéis, pousadas e academia de ginástica.

A medida, apoiada pela ABIH-CE (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará), visa transformar o estado em destino seguro para os turistas. Além disso, a entidade também tem apoiado a suspensão de eventos e festividades, com o objetivo de evitar aumento de casos de Covid-19 durante o retorno das atividades turísticas.

(*) Crédito da foto: marcelinosmota/Pixabay